Circuito CFTV: mais segurança para o seu condomínio

24 de fevereiro de 2021

A instalação de câmeras de segurança para circuito CFTV é uma prática comum para condomínio. Afinal, todos sabem que esse serviço é indispensável para quem busca segurança.

O circuito CFTV atende condomínios de todos os tamanhos, basta adaptar o projeto para cada infraestrutura. Além disso, pode suprir diferentes demandas, de acordo com a necessidade de cada condomínio. Desde a instalação para visualização de imagens até para leitura de placa veicular, reconhecimento facial e outros tipos de controle de acesso, associando à Portaria Remota Inteligente, por exemplo.

Apesar das diversas possibilidades, no texto de hoje vamos falar do circuito CFTV como forma de videomonitoramento em condomínios. Acompanhe e confira suas vantagens.

Clique direto no tópico:

Como funciona o circuito CFTV?

Como é a instalação do circuito de monitoramento (CFTV) em condomínios?

Por que o circuito CFTV é seguro?

O circuito CFTV muda a rotina dos condôminos?

Quando utilizar o circuito CFTV em condomínios?

Qual é a importância do circuito CFTV para condomínios?

Quais os benefícios do circuito CFTV?

Como funciona o circuito CFTV?

A logística desse serviço é bastante simples, mas entrega ótimos resultados. Após a instalação das câmeras em locais estratégicos do condomínio, as imagens coletadas são transmitidas paras as telas de televisão, em uma central.

Para isso, é necessário outro equipamento, o DVR. É ele que permite a recepção dessas imagens e, se configurado, as gravações também. As imagens também podem ser transmitidas para smartphones e tablets, depende do tipo de serviço escolhido.

A central não fica no condomínio, o monitoramento é feito de forma remota. O que torna o circuito interno de monitoramento ainda mais seguro. Isso porque os operadores estão vendo a situação sem risco de serem rendidos, caso haja alguma ação criminosa.

Como é a instalação do circuito de monitoramento (CFTV) em condomínios?

Condomínios de todos os tamanhos podem ser contemplados com as vantagens do circuito CFTV. A diferença entre um projeto e outro é o objetivo de cada condomínio e suas necessidades.

De forma geral, o circuito interno de TV conta com a instalação de câmeras em áreas comuns do condomínio, principalmente nas entradas e garagem do prédio.

Por que o circuito CFTV é seguro?

A instalação das câmeras não é suficiente para entregar a segurança que o condomínio precisa e os condôminos esperam ter. É necessário contar com um serviço de monitoramento 24h, seja o monitoramento de imagens (videomonitoramento), seja o monitoramento de alarmes.

Como funciona:

Existem duas formas de fazer o circuito de monitoramento 24h. Uma delas é o videomonitoramento. Nesse caso, é feito o acesso às imagens no momento do disparo dos alarmes.

O alarme pode ser disparado através do sistema de alarmes (sensores) ou pelas próprias câmeras, quando são utilizadas modelos inteligentes.

A outra forma é quando monitoramento não inclui imagens, então, após o disparo do alarme, a central entra em contato com o condomínio.

O circuito CFTV muda a rotina dos condôminos?

Na prática, o circuito CFTV não muda a rotina dos condôminos. Mas oferece tranquilidade para os moradores, uma vez que podem confiar na segurança do local.

Maiores mudanças ocorrem quando se trata da instalação de controle de acesso e Portaria Inteligente (remota, virtual, compartilhada e automatizada).

No caso de câmera para leitura de placa veicular, por exemplo, é necessária uma nova conduta, uma vez que a câmera faz a leitura e, então, a abertura do portão para veículos é autorizada.

Quando utilizar o circuito CFTV em condomínios?

Como foi dito, os condomínios podem ter objetivos diferentes na hora de contratar esse serviço. Apesar de todos priorizarem a otimização da segurança condominial, há diferentes formas de elaborar um projeto e, também, motivações por parte do condomínio. Confira:

  • Controle de acesso através de biometria digital, reconhecimento facial, leitura de plava veicular, tags, QR Code.
  • Videomonitoramento com acompanhamento remoto 24 horas;
  • Para coibir ações criminosas como invasões, roubos, furtos e vandalismo;
  • Como forma de monitorar o respeito às regras condominiais por parte dos moradores.

As câmeras não precisam ser restritas às entradas e saídas do condomínio. É possível fazer o monitoramento de ambientes internos. Como para evitar a entrada em locais restritos, como salão de festa, piscina etc.

O administrador do condomínio conhece as particularidades do local, mas é necessário contar com uma empresa experiente para garantir um projeto sob medida. Dessa forma, além da segurança, o condomínio consegue garantir economia também.

Qual é a importância do circuito CFTV para condomínios?

A principal função da CFTV é prevenção de crimes contra o condomínio. A crescente da violência não está restrita a nenhuma cidade, por isso, muitas pessoas estão buscando maior segurança em condomínios.

É comprovado como a presença de câmeras pode inibir a ação de criminosos, enquanto um local sem câmeras tem maiores chances de ser assaltado.

Não é à toa que o recurso de circuito interno de TV se tornou uma estratégia até de políticas públicas. Em locais com alto índice de violência, como praças e praias, é comum a instalação de câmeras e, posteriormente, a diminuição desses crimes.

 

Quais os benefícios do circuito CFTV?

Além da segurança patrimonial, o circuito de monitoramento pode trazer outros benefícios. Como:

  • Ajuda no reconhecimento dos criminosos

Mesmo que a presença de câmeras não iniba uma ação criminosa, elas vão ajudar no reconhecimento dos autores do crime.

As imagens capturadas pelas câmeras são uma ferramenta para ajudar as investigações da polícia. É possível comprovar isso assistindo aos noticiários, quando mostram que a polícia localizou os criminosos pela identificação através do circuito CFTV.

As imagens sempre são fundamentais para esclarecer os fatos e comprovar alguma narrativa.

  • Previne crimes e vandalismo

Mesmo que uma ação não coloque em risco a vida de alguém, é muito melhor optar pela segurança do patrimônio. O circuito CFTV também inibe a ação de vândalos que picham muros, deterioram fachadas e até invadem locais apenas para destruição.

E, como já foi dito, a simples presença das câmeras já inibe criminosos com intenção de assalto.

  • Incentiva o respeito às regras condominiais

Em uma escala bem menor de problemas, o circuito CFTV ajuda a diminuir até os desentendimentos entre vizinhos.

Isso porque é comum ter aquele morador que gosta de fazer intriga. Com as câmeras para comprovar os fatos, o síndico terá bem menos reclamações para ouvir.

Mas, também, sempre tem os moradores que infringem as regras de boa convivência: estacionam na vaga errada, usam a entrada que não poderiam, tentam acessar locais não permitidos. Essas pequenas infrações, que atrapalham a harmonia do prédio, também diminuem consideravelmente.

E para a segurança interna, o circuito CFTV também é eficiente. Crianças que saem sem os pais verem, que brincam com os elevadores ou acabam indo para locais perigosos podem ser facilmente encontradas através das câmeras. E até os cachorros que acabam escapando dos olhos dos donos vão ser regatado mais facilmente.

Circuito CFTV na Radcom Alarmes

Agora que você já conhece tudo sobre circuito CFTV e monitoramento, conheça as soluções que a Radcom alarme oferece para condomínios de todos os tamanhos.

Nossos clientes podem contar com nossos aplicativos exclusivo que visam aprimorar a segurança e ainda facilitar o gerenciamento e controle remoto do sistema de monitoramento. Além disso, ainda permeiam uma melhor comunicação entre moradores e síndicos de forma automatizada e acessível.

Entre em contato e saiba mais:

Conheça as nossas soluções para tornar seu condomínio mais seguro. Mande uma mensagem pelo WhatsApp ou nos envie uma mensagem aqui no site.

 

Conheça a Radcom

A Radcom Alarmes possui 30 anos de experiência em segurança eletrônica, oferecendo serviços como monitoramento e controle de acesso (portaria remota). Sempre aplicamos soluções sob medida para atender as necessidades de cada condomínio.

Nossos serviços têm como objetivo reduzir os custos do condomínio relacionados à segurança, trazendo a segurança eletrônica como solução de economia e proteção.

Como diferencial, temos um aplicativo próprio para acesso dos nossos clientes à portaria remota, através do QR CODE, sistema de alarmes e sistema de imagens.

A Radcom Alarmes é sócia fundadora da ALAS (Associação latino-americana de segurança), da qual também possui sua Certificação.


A Radcom Alarmes é uma empresa que oferece serviços relacionados à segurança eletrônica, como portaria inteligente e circuito de monitoramento de alarmes e CFTV. Atendemos as zonas leste e sul de São Paulo e cidades da Baixada Santista, como Santos, Bertioga e Guarujá.

Faça sua Cotação Online

Conteúdos Exclusivos

Fale pelo Whatsapp