Como funciona o recebimento de encomendas na Portaria Remota Inteligente?

Saiba como economizar na folha de pagamentos do condomínio
20/02/2019

Entender como funciona o recebimento de encomendas ao adotar a Portaria Remota Inteligente é um dos principais pontos levantados por síndicos e moradores interessados em modernizar a portaria do condomínio. Afinal, esse tipo de tecnologia permite que todo o controle e monitoramento dos eventos — fluxo de entrada e saída, recebimento de encomendas e entregas  — seja realizado de uma central de monitoramento que funciona à distância.

No entanto, muitos administradores ainda questionam a eficácia da solução, principalmente no que se refere ao recebimento de encomendas. Ao contratar a Portaria Remota, o condomínio deixa de expor o profissional à situações de risco, evitando falhas comuns que comprometem a segurança condominial. Mas, em muitos casos, a ausência de um porteiro no modelo de contratação tradicional pode gerar insatisfação dos moradores que estão acostumados com a presença e os serviços prestados por esse profissional.

É importante ressaltar que, na maioria dos casos, os incidentes envolvendo invasão em empreendimentos residenciais estão diretamente ligados ao descuido com os procedimentos de segurança no controle de acesso na entrada e saída de pedestres, veículos, prestadores de serviços ou entregadores no condomínio.

“Normalmente o acesso de criminosos é facilitado pela postura inadequada de funcionários e moradores”, aponta Fernando José Luiz — coronel da reserva da Polícia Militar de Santa Catarina, especializado em consultoria de segurança e análise de risco em condomínios.

Portanto, se o seu condomínio está buscando por uma solução tecnológica que propõe aliar a economia de recursos ao aumento da segurança, deve procurar por uma empresa  de portaria remota referenciada, como a Radcom Alarmes. Assim, é possível minimizar situações que podem colocar em risco a segurança no condomínio — tanto no controle de acesso de moradores, visitantes, funcionários, prestadores de serviço e veículos, como também no recebimento de entregas e encomendas.

Entenda como funciona o recebimento de encomendas na portaria remota

Delivery de encomendas

O delivery de encomendas à domicílio, como lanches e medicamentos, por exemplo, devem obedecer as normas de segurança definidas no regimento interno. O mais comum é que o entregador acione a central de atendimento para informar o porteiro remoto sobre a entrega. Em seguida, o morador é contatado sobre a chegada da encomenda para se encaminhar até a portaria e efetuar o recebimento. Para reforçar a segurança no recebimento de encomenda, a instalação de um passa-volume é essencial.

Recebimento de encomendas e mercadorias

Encarregar-se da recepção, conferência, controle e distribuição de correspondências está entre as atribuições do zelador em condomínios que adotaram a portaria remota. Com a ausência do porteiro no modelo de contratação tradicional, o zelador fica responsável pelo recebimento de encomendas e correspondências que necessitam de assinatura, assim como para o recebimento de um oficial de justiça, por exemplo.

Entrega de água e gás

A entrega de água e gás também deve seguir as normas estipuladas no regimento interno do condomínio. Se o entregador não está autorizado a subir, o porteiro remoto deve seguir o procedimento padrão e comunicar o morador que o entregador aguarda no portão de entrada para efetuar a entrega solicitada.

Armazenamento de encomendas

Soluções tecnológicas completas de portaria remota oferecem aos condomínios infraestrutura adequada para armazenamento de encomendas. Os armários inteligentes são um exemplo de inovação que facilita o recebimento de encomendas. Ao adotar esse tipo de tecnologia, os moradores não precisam mais depender do zelador para poder retirar suas encomendas quando não estiverem em casa.

Recebimento  de encomendas ininterrupto

Todos os dispositivos da portaria remota são monitorados de forma ininterrupta, assim no momento em que é constatado falha em algum dos equipamentos, o próprio sistema aciona a empresa de segurança para que seja enviado ao condomínio um técnico pra fazer o conserto ou a substituição do dispositivo. Esse tipo de serviço de suporte deve funcionar 24 horas por dia, durante 7 dias da semana para assegurar que a segurança condominial não seja comprometida.

Conheça as inovações tecnológicas da Radcom Alarmes e modernize a portaria do seu condomínio.

Fonte: Blog Kiper. http://kiper.com.br/blog/recebimento-de-encomendas-portaria-remota/