segurança eletrônica em São Paulo

As soluções de segurança eletrônica mais cobiçadas de 2022

20 de janeiro de 2022

A transformação digital também engloba a segurança eletrônica! Já parou para pensar como surgiram novidades e melhorias nesse segmento ao longo dos anos? Se antes a imagem de uma câmera de monitoramento mal captava imagens à noite, hoje em dia, há equipamentos que registram imagens coloridas em qualquer hora. Mas essas melhorias vão além dos equipamentos. Quando pensamos em soluções, também podemos observar que os profissionais desenvolveram técnicas e projetos cada vez melhores para oferecer segurança eletrônica com cada vez mais eficiência. 

Por exemplo, antes era comum um circuito CFTV no próprio local; atualmente, sabemos que é muito mais seguro contar com um circuito interno de TV, como também é chamado o CFTV, em uma central distante do local monitorado. Isso garante eficiência e ação da equipe do CFTV mesmo se o local monitorado for rendido, por exemplo, pois a equipe não fica vulnerável e pode acionar reforços. 

Outra solução que passou por atualizações ao longo dos anos é o portão automático. Dependendo da forma como é feito, o portão acaba dando oportunidade para que invasões aconteçam com pessoas desautorizadas “pegando carona” quando alguém autorizado está entrando. Para evitar essa situação de risco, é necessário contar com um bom controle de acesso, não apenas com a tecnologia do portão automático. 

Esses foram apenas exemplos das soluções de segurança eletrônica disponíveis para 2022. Então, se você busca segurança para a sua casa, condomínio ou empresa e já entende a importância de contar com equipamentos e serviços atualizados, chegou ao lugar certo para ficar por dentro das novidades. Continue a leitura e confira!

Se preferir, clique direto no tópico:

1. Câmeras de Segurança CFTV

2. Cercas Elétricas e Concertinas

3. Controle de Acesso com reconhecimento de imagem

4. Interfone e Porteiro Eletrônico com Câmera

5. Botão de pânico 

6. Portão Eletrônico Automático

7. Sistema de segurança com gerenciamento por App

8. Apoio Tático 24h

9. Assistente Virtual 

1. Câmeras de Segurança CFTV

Contar com um circuito de câmera de monitoramento garante o acompanhamento de todos os ambientes, o que é sinônimo de segurança para quem frequenta o local e para a segurança patrimonial também. 

As câmeras precisam ser monitoradas por uma circuito CFTV, em que uma equipe fica incumbida de acompanhar qualquer anormalidade e tomar as devidas providências, seja o envio de apoio tático ao local ou mesmo contatar a polícia.

Além disso, a grande novidade é que atualmente é possível acessar as imagens de forma muito mais fácil. Em condomínios, por exemplo, os síndicos e os condôminos podem acessar as câmeras de monitoramento das áreas comuns. Assim, é possível verificar não apenas situações de risco, mas também de boas condutas entre os moradores para com as regras condominiais.

2. Cercas Elétricas e Concertinas

As cercas elétricas e concertinas são um exemplo de solução que já existe há muito tempo e, por isso, muitas pessoas podem achar que não é mais viável. No entanto, elas são ótimas soluções para a proteção perimetral. 

Relacionado a isso, também há os sensores infravermelho (IVA), que são acionados diante da presença e podem ser instalados em muros, portas e janelas. 

Então, para complementar a segurança que os muros altos proporcionam, é indispensável contar com soluções de segurança eletrônica como cercas elétricas, concertinas e/ou sensores IVA.

Além disso, as cercas elétricas e concertinas funcionam como um inibidor de delitos, uma vez que dificulta o ato de invadir o local. Afinal, quem tentar pular o muro pode acabar se machucando com o material cortante ou com a voltagem da cerca elétrica.

3. Controles de Acesso com reconhecimento de imagem

Gerenciar a entrada e saída de pessoas e veículos é uma das principais soluções para garantir a segurança, evitando delitos como invasões de pessoas não autorizadas. Para isso, é necessário instalar equipamentos para o controle de acesso, sendo que o formato vai depender de cada local. Por exemplo, condomínios comerciais podem contar com catracas, enquanto condomínios residenciais funcionam melhor com cabines. 

Tão importante quanto o cadastro e gerenciamento de pessoas é fazer o mesmo com os veículos. 

Em ambos os casos, contar com equipamentos modernos faz toda a diferença. Atualmente, controle de acesso com reconhecimento de imagem permite o gerenciamento com identificação facial e identificação de placas de veículos. Em alguns casos, é possível contar com controle de acesso com dupla checagem. 

O reconhecimento de imagem é a melhor opção para controle de acesso quando comparada ao uso de senhas, tags, cartões e digital. Isso porque oferece mais segurança, uma vez que a taxa de erro é quase inexistente. Além disso, é um formato que não precisa de contato, o que garante mais higiene também. Outro ponto é que não é possível transferir o acesso, como ocorre com senhas e tags. 

4. Interfone e Porteiro Eletrônico com Câmera

Em caso de residências, o mais comum é utilizar campainhas, mas quando o objetivo é garantir segurança, é necessário contar com outras soluções, como o interfone e o porteiro eletrônico com câmera. Com esse equipamento, os moradores têm a segurança de abrir o portão somente sabendo quem é o visitante.

Isso evita que pessoas mal intencionadas abordem os moradores, rendam quem abrir o portão e tentem invadir a casa. 

Em condomínios menores, o interfone e o porteiro com câmera também podem ser uma solução eficiente.

5. Botão de pânico 

O Botão de Pânico é um dispositivo que envia uma mensagem ou sinal para a central de monitoramento, avisando que algo perigoso está acontecendo no local monitorado. Para isso, basta que a pessoa aperte o botão que, apesar de enviar o sinal, ele não envia nenhum tipo de som para não chamar atenção e agravar a situação de perigo.

Há dois tipos principais de Botão de Pânico: os fixos e os móveis. Os dispositivos fixos ficam em um lugar determinado e em posição estratégica, como na área de cofres, no banheiro, na mesa de trabalho, na portaria, entre outros. 

Já o botão móvel é bastante parecido com um chaveiro de alarme de automóvel, e pode ser carregado pelo indivíduo contratante do serviço (como chaveiro propriamente dito ou colar, bracelete, entre outros) ou por um vigilante dentro de uma área em que está a receptora, ou seja, o aparelho que faz a comunicação. 

O Botão de Pânico não usa a linha telefônica convencional do cliente. Assim, caso a energia e a rede de telefone sejam cortadas, ainda há sinal no Botão de Pânico.

6. Portão Eletrônico Automático

Além de facilitar a rotina de quem sai e entra com o carro na garagem de residências ou condomínios, o portão automático pode ser combinado com o controle de acesso condominial com identificação de placas de veículos. 

Assim, é uma solução eficiente para a segurança que ainda torna o dia a dia dos motoristas muito mais fácil e rápido. 

7. Sistema de segurança com gerenciamento por App

Como dissemos anteriormente, hoje em dia é possível fazer o acompanhamento das imagens das câmeras de monitoramento por meio de aplicativos. No entanto, os aplicativos podem contar com muito mais funcionalidades. 

A Radcom Alarmes possui três aplicativos para monitoramento, que ajudam no gerenciamento do condomínio, tem funcionalidade de monitoramento pessoal e automação da casa. 

8. Apoio Tático 24h

Com a solução de CFTV e alarme monitorado, é possível acompanhar os disparos e eventos registrados pelo sistema instalado, então, a Central de Monitoramento 24 horas envia imediatamente um veículo motorizado tripulado ao local. O intuito é proteger a vida e garantir a integridade do patrimônio.

9. Assistente Virtual 

Assistente Virtual é uma um sistema de Inteligência Artificial que pode oferecer diversas funcionalidades. No caso da segurança eletrônica, ela pode auxiliar no controle de acesso condominial, fazendo o cadastro de pessoas e visitantes, além de auxiliar no recebimento de encomendas. 

Para ser eficiente, não basta investir em bons equipamentos, mas é indispensável contar com bons softwares de gerenciamento. A grande novidade para 2022 é a Assistente Virtual que torna o gerenciamento muito mais intuitivo e simples para os condôminos, principalmente para pessoas mais velhas ou que não têm tanto contato com tecnologia.

Você já conhece a Radcom Alarmes? Oferecemos as melhores soluções de segurança eletrônica

Se você chegou até aqui e ainda tem dúvidas ou não sabe por onde começar, não se preocupe, nós podemos te ajudar com isso!

O mercado de segurança eletrônica se renova o tempo todo! Cada solução que apresentamos aqui conta com uma infinidade de opções de marcas e modelos para escolher. Por isso, é indispensável contar com uma empresa experiente para garantir a segurança patrimonial da sua casa, condomínio ou empresa. Assim, você pode contar com equipamentos novos e eficientes.

A Radcom Alarmes atua nesse segmento desde 1980 e conta com profissionais igualmente experientes. Oferecemos serviços relacionados à segurança eletrônica, como portaria inteligente e circuito de monitoramento de alarmes e CFTV. Atendemos todo o Brasil, veja qual unidade está mais próxima de você!

Para saber mais, mande uma mensagem pelo WhatsApp ou aqui no site.


A Radcom Alarmes é uma empresa que oferece serviços relacionados à segurança eletrônica, como portaria virtual e vídeo monitoramento. Atendemos as zonas leste e sul de São Paulo e cidades da Baixada Santista, como Santos, Bertioga e Guarujá.

Faça sua Cotação Online

Conteúdos Exclusivos

Fale pelo Whatsapp