Tocando no botão de pânico

Botão de Pânico: o que é, para que serve e qual sua importância?

04 de setembro de 2020

“A violência é um problema que atinge toda a sociedade nos mais diversos lugares e, infelizmente, nem mesmo dentro de casa podemos nos assegurar de que estamos 100% seguros, não é mesmo? Soluções como a Portaria Inteligente ajudam – e muito – nesse quesito, principalmente se acompanhadas de Botão de Pânico em local estratégico.

Partindo disso, muitas empresas têm desenvolvido e adotado soluções para combater a violência, seja em ambientes domésticos, corporativos ou industriais; o Botão de Pânico demonstra-se uma ferramenta eficaz para a proteção extra de vidas e de patrimônio.

A ideia do Botão de Pânico existe há algum tempo, e inclusive já foi utilizada por governos para combater a violência doméstica, como nos estados do Espírito Santo, São Paulo, Paraíba, Maranhão e Pernambuco.

Entretanto, essa solução segue desconhecida por grande parte da população que não possui experiência com sistemas de segurança eletrônica, principalmente àquela parcela que procura por soluções de segurança residencial e/ou pessoal.

Portanto, neste post vamos explicar melhor o que é, de fato, o Botão de Pânico, para que serve, qual é sua importância e como ele pode ampliar a sua segurança. Acompanhe e boa leitura!

O que é e como funciona o Botão do Pânico?

O Botão de Pânico é um dispositivo que, ao ser acionado, envia imediatamente uma mensagem ou sinal para a central de monitoramento da Radcom Alarmes, avisando que algo perigoso está acontecendo no local monitorado. Ao pressioná-lo, o Botão de Pânico não emite nenhum tipo de som, o que auxilia na preservação da integridade da pessoa que acionou-o.

Há dois tipos principais de Botão de Pânico: os fixos e os móveis. Os dispositivos fixos ficam em um lugar determinado e em posição estratégica, como na área de cofres, no banheiro, na mesa de trabalho, na portaria etc.

Já o botão móvel é bastante parecido com um chaveiro de alarme de automóvel, e pode ser carregado pelo indivíduo contratante do serviço (como chaveiro propriamente dito ou colar, bracelete, entre outros) ou por um vigilante dentro de uma área em que está a receptora, ou seja, o aparelho que faz a comunicação. Muitas empresas preferem o dispositivo móvel, pois ele é mais versátil, podendo também ser fixado em algum local.

Os dois tipos têm a mesma lógica de funcionamento: eles mandam o sinal silencioso de alerta para a central. Após o recebimento da mensagem, a central de monitoramento irá tomar as providências conforme o definido em contrato.

Um ponto importante a ser destacado é que o dispositivo não usa a linha telefônica convencional do cliente. Assim, caso a energia e a rede de telefone sejam cortadas, ainda há sinal no Botão de Pânico.

Qual é o objetivo deste botão?

Se formos analisar do ponto de vista da segurança, o objetivo final do Botão de Pânico é diminuir os índices de invasão a propriedades e, também, de agressão e ameaça a pessoas.

Em alguns casos, o Botão de Pânico também pode ser usado para outros fins que requeiram ajuda emergencial. Por exemplo, pessoas com problemas de saúde, que podem fazer uso ao terem um mal estar súbito. Assim, podem acionar o dispositivo para entrar em contato com uma equipe médica, que poderá fazer o diagnóstico remoto e agir de maneira adequada.

Idosos que morem sozinhos, por exemplo, fazem bom uso do Botão de Pânico portátil – em frente a possíveis acidentes, o botão age como alerta para a Central, que pode então contatar as autoridades médicas e os familiares, principalmente em casos onde a rapidez de ação é crítica.

O que deve ser feito após o Botão de Pânico ser acionado?

Geralmente, assim que a central de monitoramento recebe o sinal, ela entra em contato com a pessoa que gerou a ocorrência. Esse contato pode ocorrer de duas formas: no primeiro caso, a central pode ligar e ninguém atender ao telefone. Se isso acontecer, a central deve acionar imediatamente os órgãos competentes.

No segundo caso, se alguém atender ao telefone, é solicitada uma senha ou senha de coação. Caso a pessoa dê uma senha diferente, a empresa desliga o telefone e realiza o acionamento remoto da polícia. Se a senha estiver certa, a ação é cancelada. Mas um dos aspectos mais bacanas  é que a central consegue visualizar a localização do cliente que gerou a ocorrência, o que gera ainda mais segurança ao cliente final.

Por que o botão é importante?

O Botão de Pânico é uma uma ferramenta importante em um sistema de segurança, sobretudo para a proteção de pessoas. Isso porque ele possibilita que a pessoa agredida, ameaçada ou furtada chame por socorro sem se colocar em risco, já que o dispositivo pode passar imperceptível por não emitir som quando acionado.

Assim, residências, empresas e indústrias podem adotar rotinas mais normais sem sentirem tanto medo de que haja uma invasão ou agressão. Isso também pode ajudar a proteger pessoas mais sensíveis e em situação mais frágil, como crianças e idosos.

Para quem é indicado?

Em geral, pode-se dizer que qualquer cliente que tenha um sistema de monitoramento poderá fazer um bom uso do Botão de Pânico. A Radcom Alarmes oferece soluções completas e personalizáveis para residências, condomínios verticais, condomínios horizontais e empresas.

É importante salientar que algumas outras ferramentas do sistema de segurança, como os sensores podem, por alguma razão, serem desligados. Assim, uma das únicas maneiras de se comunicar com a central de monitoramento se torna o Botão de Pânico – a outra é a solução Backup de Comunicação GPRS, criada pela Radcom Alarmes como forma de manter as vias de comunicação mesmo com cortes de linhas e/ou ausência de Botão de Pânico.

Em outras palavras, tanto clientes residenciais, corporativos ou industriais podem ser beneficiados por esse dispositivo, já que ele aumenta a proteção e gera muito mais tranquilidade a todos.

Agora que você sabe mais como funciona um Botão de Pânico, pode se inteirar sobre os outros assuntos de segurança eletrônica! Confira o nosso blog (posts novos todas as sextas-feiras), redes sociais e website ou, se preferir, entre em contato conosco. :)”

Fonte: Segware. Editado por Equipe Radcom em 04/09/2020, às 10h.

Faça sua Cotação Online

Conteúdos Exclusivos

Fale pelo Whatsapp