Sistema de segurança eletrônica residencial: 5 itens que não podem faltar

31 de janeiro de 2022

O sistema de segurança residencial pode garantir mais conforto, proteção e praticidade aos moradores e ao proprietário da residência. Conectando aparelhos, como câmeras de monitoramento e sensores, e permitindo que sejam acessados remotamente por meio de aplicativos no smartphone. 

Você já conhece a Casa Inteligente? É um sistema que conecta diversos aparelhos da casa, deixando a vida do morador muito mais prática. Mas para além do conforto, a Casa Inteligente também pode aumentar a proteção e a segurança da casa. Isso é possível por meio do sistema de segurança residencial, que pode contar com câmeras de monitoramento com armazenamento em nuvem, fechadura inteligente, sensores de portas e janelas, campainhas inteligentes e outros tipos de controle de acesso com acesso e gerenciamento por aplicativo. 

Ou seja, se você contar com a empresa de alarmes certa, você e sua família podem garantir segurança e conforto por meio da tecnologia, que tem proporcionado ao mercado tantas novidades incríveis e acessíveis. 

Então, se você já entende a importância de contar com um sistema de segurança residencial, chegou ao lugar certo! Separamos os cinco principais equipamentos que não podem falar em um projeto eficiente de segurança. Para conferir, basta continuar a leitura do texto. E, se tiver alguma dúvida, entre em contato com a equipe da Radcom Alarmes.

Se preferir, clique direto no tópico

1 – Sistema de Monitoramento Externo

2 – Sistema de Monitoramento Interno

3 – Controle de Acesso Inteligente (integração com app, video porteiro)

4 – Fechadura Inteligente

5 – Sensores de Portas e Janelas

1 – Sistema de Monitoramento Externo

As câmeras para o monitoramento externo é um dos itens mais lembrados quando o assunto é sistema de segurança para residência. As pessoas facilmente percebem a vantagem de contar com câmeras filmando o quintal, garagem e a entrada da casa. Os equipamentos utilizados na parte externa contam com um grande diferencial: a resistência às condições climáticas. Antigamente, era necessário que as câmeras tivessem um acabamento pesado ou mesmo serem colocadas em “caixas” para a proteção. Mas hoje em dia elas já conseguem ser mais discretas e ainda mais resistentes.  

Sobre a tecnologia, também evoluiu bastante ao longo dos anos. Por isso, podemos encontrar equipamentos de segurança com tecnologia de ponta em 2022.  No caso das câmeras de monitoramento externo, elas podem ser conectadas ao Wi-Fi, bem como armazenar suas imagens em nuvem, como citamos no início do texto. E o mais bacana para os moradores da casa é que essas imagens podem ser acessadas pelo celular, além de o sistema poder contar com emissão de alertas por meio de e-mail, SMS e/ou notificação pelo aplicativo. 

As câmeras de segurança são ainda mais eficientes quando a residência conta com o apoio de uma Central de Monitoramento 24 horas. 

2 – Sistema de Monitoramento Interno

Já as câmeras internas também contam com design decorativo, além de serem menores e oferecerem outros tipos de funcionalidades. 

As câmeras internas também têm como objetivo o monitoramento e podem agregar tecnologia como armazenamento em nuvem, conexão Wi-Fi e acesso e gerenciamento por aplicativo. 

No entanto, muitas pessoas contam com câmeras internas para acompanhar animais de estimação que ficam sozinhos ou até mesmo verificar outros cômodos da casa com crianças. Além disso, pessoas que moram sozinhas e/ou idosos também podem contar com esse equipamento para que familiares e amigos possam ajudar em caso de necessidade.

Algumas câmeras contam com sistema de comunicação bidirecional, ou seja, podem ser utilizadas para vídeo chamadas também uma vez que contam com câmeras e autofalantes. 

3 – Controle de Acesso Inteligente (integração com app, video porteiro)

As campainhas tradicionais não são, nem de longe, a melhor opção para ter na entrada da casa. Atualmente, existem diversas opções de campainhas inteligentes que podem ser conectadas à internet e, assim, o acesso pode ser liberado remotamente. Além disso, uma opção ainda melhor é contar com vídeoporteiro, em que é possível visualizar a parte externa da casa e verificar quem chamou, bem como contar com comunicação bidirecional.

Equipamentos mais modernos ainda contam com câmeras HD, capacidade de gravar mesmo com pouca luz no ambiente e sensor de movimento.

Outros tipos de controle de acesso também podem vir a ser interessantes para alguns moradores. Por exemplo, o controle de acesso com reconhecimento de imagem, mais comuns em condomínios, também podem ser utilizados em residências. Podem ser instalados na entrada da casa ou mesmo em cômodos que necessitam de mais controle e privacidade. O acesso por reconhecimento facial é mais seguro que aquelas por meio de senhas, umas vez que as senhas podem ser passadas de uma pessoa para outra, enquanto o controle fácil só libera rostos que foram previamente cadastrados. 

4 – Fechadura Inteligente

As fechaduras inteligentes são um grande facilitador. Elas podem até mesmo ser gerenciadas de forma remota por meio de um aplicativo de monitoramento no celular. Ou seja, mesmo sem estar em casa, é possível trancar e destrancar a porta. 

Além disso, pode contar, também, com funcionalidade de chave digital, que é possível distribuir para amigos e familiares em caso de necessidade. 

Dependendo do modelo, a fechadura inteligente pode se conectar ao Wi-Fi, bluetooth ou Z-Wave, além de poderem se conectar a outros dispositivos inteligentes da casa; por exemplo, ao entrar em casa, a lâmpada pode acender automaticamente. 

5 – Sensores de portas e janelas

Os sensores podem contar com inúmeras funcionalidades. Por exemplo, há sensores de presença que podem ser colocados para emitir alertas em caso de acesso a determinados perímetros. Também há sensores para alertar quando as janelas e portas forem abertas, além de emitir um sinal sonoro para afugentar o possível infrator. 

As funcionalidades e a forma de gerenciamento pode variar de acordo com a marca e o modelo do sensor. Por isso, é importante ter em mente as reais necessidades e a rotina de quem mora na casa para fazer a escolha certa, não somente a respeito dos sensores, mas em relação a todos outros equipamentos e ao desenvolvimento do projeto de sistema de segurança eletrônica residencial como um todo. Para isso, o segredo é contar com uma empresa de alarmes profissional e experiente como a Radcom Alarmes. 

Garanta o melhor e mais completo projeto de sistema residencial com a Radcom Alarmes 

Se você chegou até aqui e ainda tem dúvidas ou não sabe por onde começar, não se preocupe, nós podemos te ajudar com isso!

Para contar com um projeto de sistema de segurança residencial eficiente é indispensável que uma empresa de alarmes experiente o profissional atue. Projetos genéricos não atendem proprietários e famílias de forma completa, por isso, a Radcom Alarmes trabalha desenvolvendo projetos sob medida e personalizados para a necessidade de cada cliente. Além disso, oferecemos as melhores opções de equipamentos, tecnologias e marcas.

A Radcom Alarmes atua nesse segmento desde 1980 e conta com profissionais igualmente experientes. Oferecemos serviços relacionados à segurança eletrônica, como portaria inteligente e circuito de monitoramento de alarmes e CFTV. Atendemos todo o Brasil, veja qual unidade está mais próxima de você!

Para saber mais, mande uma mensagem pelo WhatsApp ou aqui no site.


A Radcom Alarmes é uma empresa que oferece serviços relacionados à segurança eletrônica, como portaria virtual e vídeo monitoramento. Atendemos as zonas leste e sul de São Paulo e cidades da Baixada Santista, como Santos, Bertioga e Guarujá.

Faça sua Cotação Online

Conteúdos Exclusivos

Fale pelo Whatsapp