segurança patrimonial para empresas

Segurança para empresas: conheça soluções sob medida para o seu negócio

26 de novembro de 2021

Empresários e gestores sabem sobre a importância da segurança patrimonial em São Paulo ou em qualquer outro estado. E é importante que saibam, também, que isso serve para empresas de todos os portes. Contando com uma empresa de alarmes e segurança, é possível reforçar a proteção do patrimônio, de funcionários e de clientes.

Mas, apesar de a segurança patrimonial ser indispensável para empresas de todos os tamanhos, cada uma exige um projeto sob medida com soluções pensadas para cada porte. Assim, é possível adaptar o projeto de acordo com a estrutura e os modelos de negócio. Por isso, separamos soluções para pequenas, médias e grandes empresas. Mas não esqueça: essa são indicações gerais, o importante é contar com uma empresa de alarmes como a Radcom Alarmes para desenvolver um projeto personalizado.

Continue a leitura e confira. Se preferir, clique direto no tópico.

Pequenos negócios

Empresas de Médio Porte

Grandes empresas

5 dicas para garantir a segurança patrimonial da sua empresa (independentemente do tamanho)

Pequenos Negócios

segurança patrimonial para pequenas empresas

Os pequenos negócios podem ser os mais prejudicados caso não tenham um projeto de segurança. Isso porque não possuem muita margem para arcar com prejuízos e, muitas vezes, sequer contam com seguro. Assim, em caso de furtos, roubos e até vandalismo, o proprietário pode acabar com um prejuízo grande.

Então, quando falamos de comércios, lojas, mercados é necessário contar com equipamentos que promovam segurança tanto para quando o estabelecimento estiver fechado quanto para em horário de funcionamento, para se prevenir de furtos realizados por falsos clientes ou mesmo assaltos.

Para isso, o ideal é contar com alarmes, que podem ser monitorados por uma empresa de segurança. Os alarmes são eficientes para alertas em caso de invasão, forçar a fechadura de portas, quebrar vitrines etc.

Além disso, é indispensável contar com um sistema de monitoramento de câmeras de segurança. Nesse caso, também é possível contar com uma empresa para o monitoramento por CFTV (Circuito Fechado de TV). Ou mesmo um sistema interno para monitorar a movimentação da loja e, assim, poder identificar furtos, vandalismo e outras adversidades.

Para fechar, um alarme de incêndio também é premissa para garantir a segurança patrimonial, dos colaboradores e dos clientes também.

Projeto para pequenas empresas:

  • Alarmes convencionais ou monitoráveis
  • Câmeras de segurança
  • Sistema de incêndio

Empresas de Médio Porte

segurança patrimonial para médias empresas

As empresas de médio porte também precisam contar com alarmes, sensores e câmeras de segurança para monitoramento. No entanto, devem contar com outras soluções de segurança eletrônica.

Por exemplo, contar com um sistema de controle de acesso para automatizar e privatizar e entrada de visitantes e funcionários. Nesse caso, um videoporteiro já pode atender a necessidade do local. Para isso, existem diversos equipamentos com diferentes funcionalidades, como conectar diversas câmeras para visualizar a(s) entrada(s) da empresa, bem como funcionalidade de registro automático de vídeos e fotos, comunicação bilateral, visor colorido, etc.

Ainda é possível contar com aplicativos e softwares para automatizar ainda mais a segurança e fazendo o registro e gerenciamento de acesso. Os aplicativos permitem mais acessibilidade aos administrador local, sendo possível programar alarmes e até mesmo verificar as imagens das câmeras de segurança em tempo real. Também é possível investir em um projeto automatizado, com funções de acionamento de lâmpadas, refletores e outros dispositivos.

Além disso, contar com proteção perimetral também pode ser uma boa solução, a depender do local que está localizada a empresa. Para isso, vale investir em cercas elétricas ou sensores infravermelhos ativos (IVA).

Projeto para médias empresas:

  • Alarmes monitoráveis
  • Câmeras de segurança
  • Aplicativos e softwares
  • Sistema de incêndio
  • Cercas elétricas para proteção perimetral

Grandes empresas

segurança patrimonial para grandes empresas

Grandes empresas ou mesmo indústrias precisam de um projeto ainda maior para garantir segurança patrimonial total, bem como segurança para funcionários e demais frequentadores. Assim, quando maior a infraestrutura da empresa, mais equipamentos são necessários para garantir a proteção do local. Mesmo assim, ainda é necessário conferir a necessidade de cada local. Por exemplo, a Radcom Alarmes já desenvolveu projetos cuja principal necessidade era ter 100% monitoramento, ou seja, um projeto de segurança sem nenhum ponto cego.

Assim, os equipamentos indicados para empresas de médio porte, também são indispensáveis para grandes empresas e indústrias, mas o modelo dos equipamentos pode variar. Por exemplo, o controle de acesso pode incluir, ao invés de videoporteiro, um controle de acesso facial com cancelas e dupla checagem, como reconhecimento de imagem + tag ou senha.

Já as câmeras monitoramento podem ser modelos que também tenham a funcionalidade de alarme, como câmeras termográficas (para identificar incêndios ou superaquecimento do maquinário) e câmeras com Inteligência Artificial, que funciona como sensor de movimento, identificando veículos, objetos e pessoas ultrapassando determinado perímetro. Além disso, há modelos de câmeras com tecnologia de reconhecimento de imagem que podem fazer a identificação da placa de veículos + reconhecimento facial, sendo mais uma forma de controle de acesso para pátios e garagens.

Projeto para grandes empresas e indústrias:

  • Cercas elétricas
  • Sistema de incêndio completo
  • Alarmes monitoráveis
  • Câmeras de segurança
  • Aplicativos e softwares
  • Controle de acesso facial, cancelas.

5 dicas para garantir a segurança patrimonial da sua empresa (independentemente do tamanho)

1 – Projeto de segurança

Como você viu, contar com um projeto de segurança sob medida, respeitando o porte e as necessidades da empresa, é indispensável. No entanto, fique atento à tecnologia utilizada. É importante, também, contar com equipamentos novos e com tecnologia de ponta. Por exemplo, se puder, sempre preferia tecnologia de reconhecimento facial a controle por senhas, pois é muito mais seguro. Câmeras noturnas coloridas são muito mais eficientes que infravermelho.

2 – Portaria

Além de contar com um bom projeto de segurança, invista no treinamento de funcionários que atuam no local. Assim, você garante que sua equipe mantém boas condutas de segurança, fortalecendo o sistema eletrônico.

Isso serve para liberação de acesso e recebimento de encomendas, pois é importante adotar um procedimento padrão para evitar falhas na segurança. Além disso, o uso de crachás e uniformes facilita o controle e o monitoramento no fluxo de pessoas.

Algo muito importante referente ao acesso é ter alguém responsável por fechar a empresa ao término do expediente. Além de trancar portas e janelas, acionar alarmes e etc, também deve verificar se as luzes estão apagadas, ar-condicionado desligado, equipamentos desligados, entre outros detalhes.

Esse colaborador precisa ter total confiança e ter toda a atenção ao procedimento de fechamento. Como dito, lembrar sempre de ativar os alarmes e os sistemas de segurança para que a empresa não fique descoberta nos momentos em que não há funcionários no local.

3 – Emergências

Também é necessário investir em treinamento e em um processo padrão para casos de emergência, seja assaltos ou mesmo incêndios. Além disso, é importante a empresa ter equipamentos de primeiros socorros acessíveis para os colaboradores.

A segurança física dos colaboradores e demais frequentadores também incluir a resguardar a saúde de todos. Por isso, é importante investir em uma infraestrutura segura, bem como equipamentos seguros e em bom estado de uso, com manutenções em dia.

4 – Dinheiro fora da empresa

Guardar dinheiro na empresa é um atrativo para assaltos. Por isso, é importante não guardar dinheiro em cofres e gavetas na empresa para evitar perdas e, também, não pôr a vida dos colabores em risco.

É melhor optar por meios eletrônicos e rastreáveis para pagar despesas com necessidades diárias, como cartão de crédito, transferência ou PIX. Assim, também é mais fácil de rastrear os gastos. E, claro, a maior quantidade de dinheiro deve ficar em um banco.

5 – Informações protegidas

Não apenas o patrimônio da empresa deve ser alvo de proteção, mas também o patrimônio intelectual. Ou seja, as informações das empresas, seja em arquivos ou em dados online, devem contar com segurança específica.

Em caso das informações digitais, é importante proteger da ação de hackers todo o sistema operacional da empresa com senhas seguras e criptografadas. Afinal, o vazamento de informações pode comprometer a empresa e expor os clientes. É importante lembrar que atualmente temos a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que responsabiliza as empresas de protegerem as informações dos clientes e usá-las de forma responsável e consentida.

Com a tecnologia em nuvem, home office e toda a mobilidade que as empresas e colaboradores lidam atualmente, também é importante ter segurança para os acesso fora da empresa. Para isso, contar com a instalação de VPN ajuda a inibir a invasão dos sistemas, uma vez que a comunicação é totalmente criptografada. Além disso, medidas mais simples, como autenticação de dois fatores e avisos de novos acessos (por localidade ou aparelho) também são recomendadas e eficientes.

Para um projeto sob medida para a sua empresa, conte com a Radcom Alarmes

Se você chegou até aqui e ainda tem dúvidas ou não sabe por onde começar, não se preocupe, nós podemos te ajudar com isso!

A Radcom Alarmes atua nesse segmento desde 1980 e conta com profissionais igualmente experientes. Oferecemos serviços relacionados à segurança eletrônica, como portaria inteligente e circuito de monitoramento de alarmes e CFTV. Atendemos todo o Brasil, veja qual unidade está mais próxima de você!

Para saber mais, mande uma mensagem pelo WhatsApp ou aqui no site.


A Radcom Alarmes é uma empresa que oferece serviços relacionados à segurança eletrônica, como portaria virtual e vídeo monitoramento. Atendemos as zonas leste e sul de São Paulo e cidades da Baixada Santista, como Santos, Bertioga e Guarujá.

Faça sua Cotação Online

Conteúdos Exclusivos

Fale pelo Whatsapp