Portaria Remota: alarmes, sensores e outros equipamentos usados para aumentar a segurança

16 de setembro de 2021

Os condomínios dão maior segurança do que casas e, por isso, eles têm sido uma das principais opções de moradia. Além disso, com a segurança eletrônica, os edifícios estão, também, mais econômicos e muito mais seguros. São câmeras, controle de acesso condominial, portões automáticos, tecnologia de reconhecimento de imagem e diversos equipamento que, somados à portaria remota, dão total segurança aos moradores, muito mais do que portarias que ainda utilizam porteiros para liberar o acesso de condôminos e visitantes. Para ter acesso a todas essas tecnologias e facilidades no seu dia a dia, você precisa contar com uma Empresa de Portaria como a Radcom Alarmes, que atende São Paulo (zonas leste e sul) e cidades da Baixada Santista, como Santos, Bertioga e Guarujá.

Por isso, no texto de hoje, vamos falar sobre controle de acesso, alarmes e sensores, equipamentos essenciais para locais que contam com a segurança eletrônica. Assim, na hora de escolher uma Empresa de Portaria, já terá conhecimento sobre o assunto.

Quer saber mais sobre esses aparelhos? Confira abaixo!

Se preferir, clique direto no tópico:

Leitor biométrico:
Controle de acesso facial
Tags
Senha
QR CODE
Alarme de detecção de incêndio
Alarmes de invasão
Câmera de vigilância
Cerca elétrica
Portões automáticos
A importância de contar com Portaria Remota
Portaria Remota: respondemos as dúvidas mais frequentes

Controle de acesso

Fazer o controle de acesso de forma eletrônica é possível através de diversos equipamentos, que apresentam tecnologias diferentes. A escolha vai depender das características e necessidades do edifício.

Confira algumas ações disponíveis no mercado:

Leitor biométrico:

Dentro da biometria, é possível fazer a identificação de: digital, íris, retina, face e voz. Como o sistema não impede que o condômino seja rendido ao adentrar, a estratégia é fazer o cadastro de uma digital diferenciada e específica para acionar o alarme de pânico.

O seja, para entrar, o condômino usa o dedo indicado da mão direita. Mas, caso seja rendido nesse momento, pode usar o dedo indicado da mão esquerda. Assim, ao invés de liberar o acesso, é acionado o alarme de pânico que avisa diretamente a central.

Controle de acesso condominial com biometria

Controle de acesso facial

Como dito, a biometria pode fazer a identificação de diversos fatores, apesar de o reconhecimento digital ser o mais atrelado ao termo. No entanto, atualmente, a biometria da digital tem perdido espaço para a tecnologia de reconhecimento de imagem ou biometria facial.

O reconhecimento facial é uma tecnologia cada vez mais presente nos equipamentos de segurança eletrônica. O equipamento instalado no local também precisa de um pré-cadastro de todos aqueles que moram ou trabalham ali. Através desse cadastro, feito com uma imagem, a tecnologia do terminal de reconhecimento facial traça os padrões únicos de cada pessoa, armazena esse resultado e o compara a cada rosto que passa por ele para, então, liberar o acesso.

Em caso de visitantes esporádicos, alguém precisa liberar seu acesso. Já em caso de trabalhadores, por exemplo, é possível fazer um cadastro personalizado que libere o acesso de acordo com sua escala de trabalho. O mesmo serve para condomínios comerciais, é possível liberar o acesso momentaneamente a clientes, por exemplo, ao invés de fornecer tags e cartões.

Essa tecnologia também faz o reconhecimento de placas de veículos, realizando um controle de acesso dupla checagem para condomínios, garagens e estacionamentos.

Tags

Controle de acesso condominial com tags

As tags são usadas também para liberar o acesso. Atualmente, os formatos podem ser pequenos, como chaveiros, para diminuir a probabilidade de perdas ou mesmo de esquecer, algo que é mais comuns quando são utilizados cartões de acesso.

Senha

Controle de acesso condominial com senha
fingerprint and access control in a office building

Com um painel numérico na entrada, é possível que o acesso seja controlado através de senhas. Diminui a possibilidade de perder o objeto que libera o acesso, como pode ocorrer com as tags, mas existe a possibilidade de a pessoa esquecer a senha.

Essa é uma solução bem fraca quando o assunto é segurança condominial. Sendo indicada apenas para ambientes internos. Para a portaria remota, não é indicado a não ser que seja combinada com outro fator de liberação, como biometria.

QR CODE

Controle de acesso condominial com QR COde

É possível que o equipamento da entrada leia o QR code acessado pelo smartphone. O legal desse formato é a possibilidade de o condômino poder enviar o código para visitantes, liberando seu acesso de forma mais rápida. Bastante eficiente em dias de eventos, quando há bastante fluxo de entrada e saída de pessoas.

Alarme de detecção de incêndio

Sistema de alarme de incêndio

Quando falamos sobre segurança, o assunto mais lembrado é a proteção contra invasores e assaltantes, mas o alarme de detecção de incêndio deve fazer parte de uma estrutura de segurança eletrônica.

Atualmente, as tecnologias mais recentes podem detectar com extrema precisão a presença de fumaça, calor, e outros fatores que indiquem que está ocorrendo um evento. Ao fazer uma detecção de maneira mais antecipada, isso dá um maior tempo para que as pessoas possam agir, prevenindo qualquer dano contra a vida das pessoas e evitando perdas materiais.

Além de um alarme sonoro e do sistema de sprinkler (descarregar água), o sistema envia um alerta para a central de monitoramento responsável pelo sistema de segurança eletrônica.

Aliado a esse sistema contra incêndios, é importante que o prédio promova treinamento de evacuação para que tudo ocorra bem.

Alarmes de invasão

Sistema de alarme de invasão

Alarmes são aparelhos antigos, mas foram aprimorados com o tempo. Atualmente, além do alerta sonoro, também enviam um alerta para a central de monitoramento, que pode verificar todos os locais de acesso através do Circuito CFTV. Isso permite, também, uma ação mais rápida para controlar a situação.

Câmera de vigilância

Mais uma figurinha carimbada em todo sistema de segurança eletrônica eficiente são as câmeras de vigilância. Os sistemas mais atuais, além de serem aliados ao vídeo monitoramento, com monitoramento 24 horas, também possuem a opção de as imagens serem acompanhadas através da internet, até por smartphones, utilizando um login de acesso.

Com as câmeras, dá para acompanhar todo a circulação do local, de funcionários, condôminos e visitantes.

Portaria remota São Paulo com câmera de monitoramento

Cerca elétrica

Controle de acesso condominial com cerca elétrica

A cerca elétrica é item presente em todo sistema de segurança predial. Ela possui um método de ação bastante simples: inibe o acesso ao local através de choque.

Atualmente, esse sistema foi adaptado, contando também com um alarme que informa a central de monitoramento no caso de a tentativa de invasão.

Além disso, existe equipamentos de cerca elétrica que contam com sensores infravermelhos para detectar movimentos que possam ser feitos próximo à cerca, mesmo sem encostar.

Portões automáticos

Com a avaliação correta do perímetro e características do condomínio, é possível fazer a instalação dos equipamentos para a portaria remota com portões automotivos. Essa é uma tecnologia que complementa o controle de acesso condominial. Eles configurados a serem acionados somente com tecnologia autorizada.

Se houver mais de um portão no condomínio, ainda é possível contar com um conversor para controle de acesso de veículos. Ele é ideal para situações assim, pois possibilita controlar mais de um portão de forma independente, registrando todos os acessos de veículos.

A importância de contar com Portaria Remota

Casal invade condomínio, arromba apartamento e furta objetos pessoais em Caruaru

Infelizmente, as notícias de invasões, assaltos e violência no geral estão cada vez mais comum. Mesmo dentro de casa, todos correm risco de serem surpreendidos por um criminoso. Em Caruaru, recentemente, houve um caso de um casal que invadiu o apartamento para furtar objetos pessoais, a matéria foi publicado no Portal G1.

De acordo com uma moradora, a dupla conseguiu entrar no momento em que uma entrega era realizada no condomínio. Um suspeito entrou com uma camisa cinza e a mulher com uma camisa branca e uma bolsa de ombro (veja imagem das câmeras de segurança acima). Foram furtados relógios e roupas de um dos moradores do prédio. – G1

Por isso, é importante contar com um controle de acesso condominial previna esse e outros tipo de ação. Com portaria remota, circuito CFTV e um projeto de segurança eletrônica completo, condomínios verticais e horizontais podem ficar muito mais seguros.

Portaria Remota: respondemos as dúvidas mais frequentes

Quem conhece o sistema de Portaria Remota não pensa outra coisa senão levar essa tecnologia para o condomínio onde mora. Mesmo assim, a contratação do serviço ainda gera algumas dúvidas. Por isso separamos e respondemos as dúvidas mais frequentes dos nossos clientes. Quem sabe não é uma de suas dúvidas também? Leia e confira!

1 – Como entrar em contato com a Radcom Alarmes?

Se você recebeu alguma indicação ou mesmo viu o sistema em algum condomínio e deseja levar essa solução para o seu condomínio, basta entrar em contato com a gente pelo WhatsApp, mandando uma mensagem, ou aqui mesmo no site. Nossa equipe fará uma avaliação e desenvolverá um projeto sob medida para o seu condomínio.

2 – Qual a parte mais importante da Portaria Remota?

Funcionar! Parece esse estranho, pois é o mínimo que se espera de um projeto. Mas a mudança de comportamento, mudança de hábito e costumes são os tópicos que mais assustam os condôminos e direção, por isso, é importante que tudo funcione conforme o planejado para que todos se adaptem rapidamente. Junto a isso, também é importante contar que a manutenção chegue o mais rápido possível quando necessário.

3 – Como saber se meu condomínio precisa de Portaria Remota?

Porteiros não exercendo a função adequadamente, e principalmente valores altos na taxa condominial.

4 – Quais os melhores equipamentos do mercado para a Portaria Remota?

Hoje em dia, principalmente pela pandemia, a procura é pela Acesso por Facial, principalmente equipamentos que contem também com a biometria. Com o projeto da Radcom Alarmes, todos os moradores cadastrados terão as imagens da Portaria Remota pelo nossos aplicativos próprios.

5 – Quais são os desafios mais comuns de um projeto de Portaria Remota?

Para aprovação de um projeto de PR, são feitas muitas reuniões, tem que atender todos os moradores e conselheiros que fazem muitas perguntas, ligam para tirar dúvidas. Para quem não tem contato, pode ser mais difícil entender como funciona, como instalar etc, mas o importante é que o resultado sempre fica muito bom e agrada. Um receio comum é com as pessoas mais velhos, o que é mais um argumento na hora de optar pelo Acesso Facial, pois é mais fácil.

6 – Em quanto tempo o projeto é finalizado?

De 40 a 60 dias

8 – Quantos profissionais estão envolvidos em um projeto de Portaria Remota?

Em um projeto como esses, muitas pessoas estão envolvidas, incluindo engenheira como consultora, supervisor, equipe técnica de instalação, equipe operacional interna, pessoas da Central de Monitoramento, que funciona 24 horas por dias.

9 – O condôminos têm acesso às imagens da Portaria Remota? 

Sim, todo gerenciamento de entrada/saída de pedestres/veículos, e todo áudio de conversas entre visitantes e central, morador e central, ficam registradas por 1 ano. E todas as imagens das câmeras novas infravermelho full HD que instalamos para Portaria Remota ficam registradas por 30 dias

10 – Como funciona o serviço no dia a dia? Também conta com monitoramento? A central libera o acesso de convidados?

O serviço de Portaria Remota engloba muitos serviços, como:

  • Atendimento de visitantes e fornecedores onde somente a porta será liberada caso o morador autorize (e isso está gravado);
  • Monitoramento acompanha as portas e portões caso fiquem abertos por mais que 2 minutos, por exemplo, ou quando a porta é forçada;
  • Instalação de cerca, sensores infravermelho e CFTV;
  • Botões de pânicos instalados nos elevadores, sensor carona para o caso de um segundo veículo entrar junto com o primeiro. Assim, esse sensor envia um evento para a central, onde a central obedecerá o que está mencionado em ficha de Monitoramento preenchida anteriormente pelo responsável do condomínio.

11 – Todo condomínio pode ter Portaria Remota?

A Portaria Remota atende qualquer condomínio, e cada um tem suas características. Sempre vale uma avaliação para entendermos qual a melhor solução pra cada condomínio.

Conheça a Radcom Alarmes, a sua Empresa de Portaria Remota

Se você chegou até aqui e ainda tem dúvidas ou não sabe por onde começar, não se preocupe, nós podemos te ajudar com isso!

A Radcom Alarmes atua nesse segmento desde 1980 e conta com profissionais igualmente experientes. Oferecemos serviços relacionados à segurança eletrônica, como portaria inteligente e circuito de monitoramento de alarmes e CFTV. Atendemos todo o Brasil, veja qual unidade está mais próxima de você!

Para saber mais, mande uma mensagem pelo WhatsApp ou aqui no site.

Texto publicado em 11/05/2020 – atualizado em 24/09/2021


A Radcom Alarmes é uma empresa que oferece serviços relacionados a e segurança eletrônica, como portaria virtual e vídeo monitoramento. Atendemos as zonas leste e sul de São Paulo e cidades da Baixada Santista, como Santos, Bertioga e Guarujá.

Faça sua Cotação Online

Conteúdos Exclusivos

Fale pelo Whatsapp