O mundo é digital! E com a segurança não é diferente, câmeras tornam a proteção mais eficiente.
19/07/2019

Quando falamos de segurança eletrônica, a portaria virtual é o serviço mais lembrado entre todas as possibilidades, que também engloba a portaria remota e o vídeo monitoramento. Mas você já parou para pensar em portaria virtual: como funciona? Sabendo isso, você descobre também as diferenças entre as outras tecnologias, bem como as vantagens de cada uma. Confira tudo no post!

Índice:

1 - Portaria virtual: como funciona?
2 – O que é portaria remota?
3 – Portaria virtual X remota	

O princípio da portaria virtual é usar a tecnologia para substituir um dos maiores custos do condomínio: os porteiros. No entanto, esse não é um recurso totalmente automatizado, nem muito recente já que seu meio principal consiste no uso de interfone.

Com a portaria virtual, o resultado acaba sendo mais simples, realmente substituindo uma parte da função do porteiro, mas ainda necessitando da autorização do morador. E, principalmente, não sendo um método que atenda a todas as necessidades quando o assunto é segurança.

Usar a portaria virtual significa apenas ter o controle direto do acesso ao condomínio. Não há monitoramento, câmeras, registro de atividades ou melhora na gestão do condomínio com a utilização desse recurso.

Outro aspecto da portaria virtual é que ela funciona sem a assistência de uma empresa. Uma vez feita a instalação, não há acompanhamento ou manutenção. Sendo assim, quando surge algum problema, o síndico precisa acionar uma empresa para avaliar a situação, o que pode deixar o sistema inutilizável por algum tempo. Em caso de falha na internet ou queda de energia na rede elétrica, o sistema também fica inutilizável.

A portaria remota é como uma versão muito melhorada da portaria virtual, já que, além de usar a tecnologia para diminuir custos, apresenta um sistema automatizado que oferece total segurança para os condôminos e para o condomínio. Com a portaria remota, o local possui:

  • QR code – as empresas que usam tecnologia mais recente, optam pelo QR code, pois é muito mais prático para os condôminos. Com ele, é possível enviar o acesso para visitantes, facilitando a entrada deles, bem como manter um registro de acesso no próprio smartphone e ainda possuir a função “botão de pânico”, basta de o aplicativo instalado. No lugar do QR code, também há a opção de usar Sistemas de biometria ou tag;
  • Controle de abertura e fechamento de portões de forma remota;
  • Vídeo monitoramento com acompanhamento em tempo real;
  • Registro, em áudio e vídeo, com entrada e saída de veículos e pedestres;
  • Manutenção de todos os equipamentos;
  • Verificação de ocorrências após disparo do sistema de alarme;
  • Indenização para furtos e incêndios;
  • Acesso remoto ao sistema de alarme e imagens;
  • Duplo sistema de internet, para se caso uma rede falhe, ainda haja comunicação;
  • Câmera IP com transmissão de imagem e som via internet;
  • Gerador de energia ou Nobreak: em caso de queda de energia, os portões e equipamentos de segurança e comunicação continuam funcionando;
  • Cerca elétrica: para manter o condomínio seguro;
  • Botão de pânico: uma forma rápida de contatar a empresa em caso de problema. Pode ser feito através do QR code, caso haja esse sistema no plano da empresa, ou com biometria. O intuito é que seja rápido e imperceptível.

Com a portaria remota, o acesso é controlado por uma central de monitoramento 24 horas. Quando um visitante chega ao condomínio, a resposta vem de um atendente da central de monitoramento, que entra em contato com o morador para que ele libere ou não a entrada do visitante. Dessa forma, o condômino não precisa estar em casa para ser contatado pela central de atendimento.

Isso é possível devido aos avanços da tecnologia que vem acontecendo ao longo do tempo. A portaria remota conta com diversos tipos diferentes de equipamentos tecnológicos, entregando, assim, um sistema completo de automação e segurança, tanto preventiva como reativa.

Apesar de a portaria virtual ser a mais conhecida, seu sistema não é tão completo quanto a portaria remota que, além da substituição do porteiro e economia de custos, também traz um sistema completo de segurança e controle de acesso.

H3: Portaria remota em São Paulo é com a Radcom Alarmes

Agora que você já sabe como a portaria virtual funciona — e que a portaria remota é um sistema mais atual e completo —, comece a fazer as melhorias no seu condomínio e traga mais economia, automação e segurança para os condôminos.

Com 30 anos de experiência em segurança eletrônica, a Radcom Alarmes oferece serviços como portaria remota e vídeo monitoramento. Sempre aplicamos soluções sob medida para atender as necessidades dos nossos clientes e do condomínio.

Nossos serviços têm como objetivo reduzir os custos do condomínio relacionados à segurança, trazendo a segurança eletrônica como solução de economia e proteção.

Como diferencial, temos um aplicativo próprio para acesso dos nossos clientes à portaria remota, sistema de alarmes e sistema de imagens.

A Radcom Alarmes é sócia fundadora da ALAS (Associação latino-americana de segurança), da qual também possui sua Certificação.

Entre em contato com a Radcom Alarmes

Fale conosco e conheça as nossas soluções para tornar seu condomínio mais seguro e os custos mais econômicos. Ligue para (13) 3301-6474 | (11) 5095.4667 | (11) 2172-3266, mande uma mensagem pelo WhatsApp, envie um e-mail ou preencha o formulário do site.


A Radcom Alarmes é uma empresa que oferece serviços relacionados a e segurança eletrônica, como portaria virtual e vídeo monitoramento. Atendemos as zonas leste e sul de São Paulo e cidades da Baixada Santista, como Santos, Bertioga e Guarujá.