Como tornar a portaria mais segura no seu condomínio

07 de maio de 2021

Já pensou que ao entrar no seu condomínio você pode ter algumas atitudes para impedir o acesso de estranhos? Associadas à segurança eletrônica, moradores, colaboradores e visitantes podem tornar o condomínio mais seguro para todos. Pensando nisso, separamos algumas dicas práticas e simples para fazer você incluir no dia a dia. 

As dicas são muito mais eficientes com a implementação da Portaria Inteligente que, entre outros fatores, realiza o controle de acesso condominial de forma muito mais segura e rigorosa. 

Para saber quais atitudes você e outros condôminos podem tomar para tornar o local mais seguro, confira nossas recomendações neste texto.

Se preferir, clique direto no tópico:

Entre sempre sozinho

Antes de entrar, preste atenção

Já conta com Portaria Inteligente?

Equipamentos que podem ajudar

Quanto o condomínio precisa investir para ter Portaria Inteligente? 

Entre sempre sozinho

Para os pedestres, a orientação é entrar sempre sozinho. Isso é, não permitir que alguém estranho pegue carona com você. Para isso, é importante que o condomínio tenha eclusas. Se você perceber que alguém entrou com você, deixe que a pessoa tome a iniciativa de abrir o portão, deixando que ela use seu dispositivo de acesso, seja o reconhecimento facial, biometria da digital, tags ou outro.

Para disfarçar, você pode usar o celular como se tivesse recebido uma ligação e fazer sinal para ela abrir o portão. Você pode até sair da eclusa nesse momento. E, caso a pessoa não consiga abrir o segundo portão, confira a seguir o que pode fazer para manter sua segurança e a do condomínio.

1 – Pergunte por que ela não conseguiu abrir o portão

Então, oriente que a pessoa use o interfone para ligar para a portaria ou para a central de monitoramento para resolver o problema.

2 – Saia do condomínio

Se achar melhor, pode sair da eclusa e você mesmo ligar para a portaria ou para a central de monitoramento à distância

3 – Use o botão de pânico

Outra ferramenta importante na Portaria inteligente é o botão de pânico. A forma como funciona depende da empresa de portaria escolhida. O melhor é quando, ao apertar o botão de pânico, a central de monitoramento consiga visualizar o local através das câmeras para prestar o auxílio necessário. 

Antes de entrar, preste atenção

Mas, antes mesmo de entrar na eclusa, observe se há alguém próximo esperando para pegar carona com o próximo morador. Ande mais devagar e observe pessoas paradas ao redor do condomínio. 

Se perceber algo estranho, não entre no local. Continue andando e veja se a situação muda, se a pessoa segue adiante. Então, ao perceber que a pessoa se afastou, entre depressa.

É importante abrir mão de estereótipos. Os transgressores não têm padrão estético nem de vestimenta. Principalmente quando se trata de algo planejado, a pessoa pensaria na melhor forma de passar despercebida. 

Já conta com Portaria Inteligente?

A Portaria Inteligente é um sistema de segurança eletrônica que substitui o porteiro local e pode ser combinada com outros serviços de segurança eletrônica, onde cabem as variáveis de Portaria Remota e Portaria Virtual. Devido aos seus benefícios, muitos condomínios aderem à Portaria Inteligente.

Assim, o atendimento é realizado por uma central de monitoramento que libera o acesso de condôminos, visitantes e colaboradores. A tecnologia de controle de acesso condominial pode variar de acordo com as necessidades de cada condomínio. 

As opções mais completas, contam com câmeras, alarmes e monitoramento remoto. Além de contar, também, com eclusas. 

Entre as tecnologias mais recentes, podemos destacar a de reconhecimento de imagem que cada vez mais tem ganhado adeptos. Ela pode ser usada no acesso de pedestres e carros, pois há equipamentos que podem verificar o número de placas. 

Quando não houver reconhecimento, o sistema trava as portas e impede que o pedestre ou o veículo entre no local. 

Esse é um sistema bastante seguro, que evita falhas humanas e ainda protege os operadores da central de monitoramento, uma vez que estão longe e não podem ser rendidos. 

Em prédios de grande porte, o ideal é combinar a presença de uma equipe de segurança com a Portaria Inteligente e um projeto de videomonitoramento. 

Quais os benefícios da Portaria Inteligente:

  • Redução de custos para o condomínio;
  • Valorização do condomínio, vantagem para o proprietário do condomínio e para os proprietários dos apartamentos também;
  • Mais segurança para moradores, colaboradores e visitantes;
  • Segurança para o patrimônio, inibindo roubos furtos e vandalismo;
  • Mais segurança na área externa do condomínio e nas áreas comuns do prédio;
  • Auxílio para o síndico e administradores monitorarem se as regras do condomínio estão sendo seguidas. Bem como um facilitador na hora de resolver discussões de condôminos. 

Equipamentos que podem ajudar

Além da boa conduta na hora de frequentar o condomínio, contar com um projeto de segurança eletrônica é essencial. O projeto de Portaria Inteligente, por exemplo, é um projeto desenvolvido sob medida que pode incluir diversos equipamentos que ajudam o monitoramento e controle de acesso ao condomínio. Dessa forma, tornando o local mais seguro.

Entre eles, podemos destacar:

  • câmera de segurança eletrônica com diferentes tecnologias, como: termográfica, de reconhecimento de imagem, visualização com baixa iluminação, colorida, preto e branco, entre outras;
  • equipamento de controle de acesso, como: reconhecimento facial, biometria, leitura de cartão e tags;
  • porteiro eletrônico;
  • alarmes por sensores de movimentos, sensor de temperatura e fumaça, sensor de invasão, sensor de abertura, sensor de vibração ou ruído; 
  • alarmes por câmeras de reconhecimento de imagem;
  • botão de pânico;
  • aplicativos de monitoramento e controle de acesso.

Como falamos no início do texto, a instalação de uma eclusa é uma opção mais segura do projeto de segurança eletrônica. Combinado com a ferramenta, é possível incluir o sistema anti-carona, o que evita, justamente, que desconhecidos aproveitem que moradores estejam entrando no prédio para entrar junto. 

Isso é possível com câmeras que possuam tecnologia de reconhecimento facial. Com elas, é possível identificar, de forma automática, se há mais de uma pessoa na eclusa e se ambas possuem cadastro. Isso porque a câmera conta com um sistema de inteligência artificial.

Quando não há o reconhecimento de uma das pessoas, o sistema trava as portas, impedindo que qualquer um entre no local. Ou seja, o infrator não poderá usar uma pessoa cadastrada para acessar o local.

Quanto o condomínio precisa investir para ter Portaria Inteligente?

Se você ficou interessado nas vantagens da Portaria Inteligente, mas acha que se trata de um investimento alto, saiba que a segurança eletrônica pode trazer economia para o condomínio. 

No orçamento mensal, o custo para manter profissionais de forma presencial pode representar até 50% das despesas. Isso porque são necessários três ou cinco funcionários para cobrir o local por 24 horas, sete dias por semana. Comparando à Portaria Inteligente, a economia pode chegar a 60%. 

A princípio, o valor do investimento pode ser maior e não ter economia. Mas a vantagem econômica chega de médio a longo prazo. Já a vantagem quando o assunto é mais segurança, é instantânea. Assim que o projeto for finalizado, moradores já estarão vivendo em um local mais seguro e, ainda, com acesso otimizado.

Compartilhe essas dicas com outros condôminos

Viu como as dicas são simples, mas fazem total diferença? Você pode enviar o link no grupo de condôminos e até mesmo imprimir para colocar avisos no prédio. Quanto mais pessoas souberem e terem uma conduta, mais seguro o condomínio se torna. 

Conheça as Soluções em Portaria da Radcom Alarmes

Para facilitar ainda mais e complementar o projeto de segurança de Portaria Inteligente,  os clientes Radcom Alarmes podem contar com os aplicativos exclusivos. São 3 opções de aplicativos que atendem aos diferentes tipos de portaria (Portaria Eletrônica e Portaria Virtual) e a diferentes públicos também. Suas funcionalidades atendem condôminos,síndicos e administradores de maneiras específicas.

Entre as funcionalidades dos aplicativos, podemos destacar:

  • Controle de acesso;
  • Acesso 24h às câmeras do condomínio;
  • Função Botão de Pânico;
  • Murais para recados;
  • Controle de Vagas para visitantes e prestadores de serviços;
  • Reserva de ambientes comuns e lista de convidados com chave de acesso virtual;
  • Arme e desarme de alarmes;
  • Abertura de Ordem de Serviço;
  • Relatórios;
  • Boletos;
  • Linha do Tempo com o acessos a cada apartamento;
  • QR Code para visitantes. 

Entre em contato e saiba mais:

Para entender mais detalhes sobre as soluções de Portaria para tornar seu condomínio mais seguro, mande uma mensagem pelo WhatsApp ou nos envie uma mensagem aqui no site.

 

Conheça a Radcom

A Radcom Alarmes possui 30 anos de experiência em segurança eletrônica, oferecendo serviços como monitoramento e controle de acesso (portaria remota). Sempre aplicamos soluções sob medida para atender as necessidades de cada condomínio.

Nossos serviços têm como objetivo reduzir os custos do condomínio relacionados à segurança, trazendo a segurança eletrônica como solução de economia e proteção.

Como diferencial, temos um aplicativo próprio para acesso dos nossos clientes à portaria remota, através do QR CODE, sistema de alarmes e sistema de imagens.

A Radcom Alarmes é sócia fundadora da ALAS (Associação latino-americana de segurança), da qual também possui sua Certificação.


A Radcom Alarmes é uma empresa que oferece serviços relacionados à segurança eletrônica, como portaria inteligente e circuito de monitoramento de alarmes e CFTV. Atendemos as zonas leste e sul de São Paulo e cidades da Baixada Santista, como Santos, Bertioga e Guarujá.

Faça sua Cotação Online

Conteúdos Exclusivos

Fale pelo Whatsapp