portaria inteligente

Portaria Inteligente, Virtual ou Remota? Entenda as diferenças e saiba qual escolher

05 de março de 2021

A tecnologia tem sido uma aliada na busca por mais segurança. Em condomínios, a escolha pela Portaria Inteligente, seja virtual ou remota, cresce cada vez mais. Além do aumento da segurança, o condomínio ainda consegue otimizar os custos e valorizar o local. E, claro, o dia a dia dos moradores ganha modernização. 

Mas afinal, qual portaria pode substituir a portaria humana? Para esclarecer as principais dúvidas, acompanhe o texto e entenda as diferenças entre Portaria Inteligente Virtual e Portaria Inteligente Remota. A portaria é a principal tecnologia de segurança para condomínios!

Clique direto no tópico:

O aumento no número de assaltos em condomínios

Portaria Inteligente Virtual: o que é?

Portaria Inteligente Remota: o que é? 

Portaria Inteligente Virtual e Portaria Remota: quais as diferenças

Qual é o investimento da Portaria

Portaria Inteligente Remota e Virtual: Conclusão 

O aumento no número de assaltos em condomínios

Os condomínios sempre foram a melhor opção quando o critério é segurança. Pessoas que mudam de suas casas para apartamentos por se sentirem vulneráveis é uma crescente. Mas, infelizmente, os crimes começaram a aumentar nesses locais também. Por isso, é dever do condomínio reforçar a segurança e entregar aquilo que os condôminos mais prezam.

Nos últimos anos, o aumento no número de assaltos e furtos em condomínios se tornou estatística. No estado de São Paulo, a estimativa é que entre 2014 e 2018 tenham ocorrido, em média, 12 mil casos de roubos e furtos em casas e condomínios.

Diferentemente das invasões a casas, a maioria das ocorrências em condomínios acontecem por falha humana, já que a maioria conta com um porteiro no local. Por exemplo, em casos que o assaltante se “camufla” como um morador, passando despercebido pelo porteiro. 

Não é à toa, então, que a tecnologia de portaria se tornou uma tendência e tem tudo para continuar crescendo e trazendo novidades. Mas para um bom resultado é indispensável entender as opções e as diferenças entre elas e, então, escolher a melhor para o condomínio.

Portaria Inteligente Virtual: o que é?

A Portaria Inteligente possui duas possibilidade. Um delas é a Portaria Virtual, que pode substituir profissionais no gerenciamento e controle de entrada e saída em condomínios residenciais. Nesse caso, a tecnologia já é capaz de diminuir a vulnerabilidade presente na portaria humana.

O gerenciamento, então, é feito pelo próprio morador via interfone. Para isso, é necessário que o morador esteja em casa para atender e autorizar a entrada de cada visitante.

A portaria Inteligente Virtual não assegura uma proteção contra invasões, nem a proibição da entrada de pessoas não cadastradas, já que o gerenciamento fica por conta do condômino.

Outra falha é a ausência de registros gerais de acesso ao prédio. Ou seja, em caso de necessidade, não é possível consultar quem esteve no local.

Portaria Inteligente Remota: o que é?

Já a Portaria Remota, também é um tipo de Portaria Inteligente, sendo uma opção muito mais completa para a segurança dos condôminos. Nesse caso, o controle de acesso é realizado à distância, por uma central. Além de facilitar o gerenciamento de acesso, também faz os registros gerais.

Assim, o condomínio está sempre assistido por profissionais de segurança e pela tecnologia. Dessa forma, é possível garantir maior controle e monitoramento 24h do que ocorre no condomínio.

Nos registros gerais, constam a entrada e saída de moradores, visitantes e prestadores de serviço, tanto acesso de pedestres quanto de veículos.

Ou seja, a Portaria Remota é a opção mais completa, em que ainda é possível fazer diversas personalizações de acordo com a necessidade do condomínio.

Além de condôminos seguros, a Portaria Remota ainda facilita a gestão dos processos do condomínio.

Na Portaria Remota há a integração do sistema de softwares e hardwares. Em caso de falta de energia ou oscilação de internet, a segurança não fica vulnerável. Se houver falha em qualquer equipamento, isso também é identificado de forma imediata. 

Outro benefício é que a central pode entrar em contato com o condômino via telefone para que, mesmo sem estar em casa, libere a entrada de visitantes e prestadores de serviço.

Quais as vantagens da Portaria Remota

  • Controle de acesso local ou à distância;
  • Registro de entrada e saída de veículos e pedestres com áudio e vídeo;
  • Redução de 60% dos custos mensais do condomínio;
  • Opções de tecnologias como reconhecimento facial ou biometria digital, QR Code e Tags;
  • Central de Monitoramento 24h com linha telefônica emergencial exclusiva.

Portaria Inteligente e Portaria Remota: quais as diferenças

As principais diferenças entre a Portaria Inteligente Virtual e Remota é o monitoramento e registro de processos, o que potencializa o gerenciamento geral do condomínio.

Enquanto a Portaria Inteligente Virtual ou apenas substitui o profissional pelo controle do próprio condômino, a Portaria Remota une o melhor dos dois mundos. A Portaria Virtual é uma opção que ainda deixa o sistema vulnerável que, além da falta de registro e monitoramento, também pode falhar com a instabilidade da internet ou falta de energia.

Outro ponto a ser pensado é que não existe um suporte como acontece na Portaria Remota. Então, o síndico precisa estar atento para identificar problemas e falhas nos equipamentos.

Com a Portaria Remota, além da assistência, os moradores contam com o monitoramento 24h por meio de um sistema integrado. Outro diferencial é a presença de uma eclusa, que impede o acesso de pessoas não autorizadas “pegando carona” com moradores. 

Sem esquecer, é claro, que se trata de um sistema  integrado com softwares e hardwares. Por isso, em caso de falha na energia ou oscilação de internet,o serviço não é comprometido, mantendo a segurança sem vulnerabilidade. Além disso, qualquer problema com os equipamentos, como falhas, também é identificado de forma imediata pela prestadora de serviço.

Qual é o investimento da Portaria

No planejamento financeiro do condomínio, o síndico consegue identificar todos os custos anuais de manter profissionais de forma presencial. Esse custo pode representar até 50% do orçamento mensal.

Para manter a portaria presencial, são necessários de três a cinco funcionários, comparando com o custo da Portaria, a economia pode chegar a 60%. É claro que a princípio o investimento é maior, já que é necessário fazer a compra e a instalação dos equipamentos e, talvez, pequenas reformas para adaptar a tecnologia. Mas os retornos positivos vão aparecendo a curto, médio e longo prazo.

No caso da Portaria Remota, o investimento inicial é maior justamente devido aos equipamentos de segurança, como câmeras, controle de acesso personalizado, eclusa para pedestres, aparelhos para autonomia da portaria em caso de falha da internet ou energia. 

No entanto, o custo-benefício da Portaria Remota é um diferencial, pois valoriza o imóvel, além de oferecer uma solução completa de segurança. No dia a dia, a gestão do condomínio ganha diversos benefícios também. 

Portaria Inteligente Remota e Virtual: Conclusão

Para resumir, a maior diferença da Portaria Remota para a Portaria Virtual é o controle de acesso à distância feito a partir de uma central, que também conta com registros gerais do prédio. Ou seja, a entrada e saída de condôminos, colaboradores e visitantes ficam registradas, seja o acesso feito à pé ou em um veículo.

O valor do investimento também é maior a princípio, já que a Portaria Remota utiliza equipamentos diferenciados para fazer a integração com a central. No entanto, é uma solução completa, pois combina tecnologia e humanização, em que um complementa  o outro. Além disso, o valor do investimento inicial é reavido uma vez que a mudança traz economias mensais. Então, a longo e médio prazo, a Portaria Remota passa a ser uma solução econômica e mais segura para os condomínios.

Conheça as Soluções em Portaria da Radcom Alarmes

Além de todas as vantagens que você conferiu no texto, a Radcom Alarmes oferece aplicativos exclusivos para clientes de Portaria. São três opções que atendem a necessidades específicas para condôminos e síndicos.

Entre as funcionalidades dos aplicativos, podemos destacar:

  • Controle de acesso;
  • Acesso 24h às câmeras do condomínio;
  • Função Botão de Pânico;
  • Murais para recados;
  • Controle de Vagas para visitantes e prestadores de serviços;
  • Reserva de ambientes comuns e lista de convidados com chave de acesso virtual;
  • Arme e desarme de alarmes;
  • Abertura de Ordem de Serviço;
  • Relatórios;
  • Boletos;
  • Linha do Tempo com o acessos a cada apartamento;
  • QR Code para visitantes. 

Entre em contato e saiba mais:

Para entender mais detalhes sobre as soluções de Portaria para tornar seu condomínio mais seguro, mande uma mensagem pelo WhatsApp ou nos envie uma mensagem aqui no site.

 

Conheça a Radcom

A Radcom Alarmes possui 30 anos de experiência em segurança eletrônica, oferecendo serviços como monitoramento e controle de acesso (portaria remota). Sempre aplicamos soluções sob medida para atender as necessidades de cada condomínio.

Nossos serviços têm como objetivo reduzir os custos do condomínio relacionados à segurança, trazendo a segurança eletrônica como solução de economia e proteção.

Como diferencial, temos um aplicativo próprio para acesso dos nossos clientes à portaria remota, através do QR CODE, sistema de alarmes e sistema de imagens.

A Radcom Alarmes é sócia fundadora da ALAS (Associação latino-americana de segurança), da qual também possui sua Certificação.


A Radcom Alarmes é uma empresa que oferece serviços relacionados à segurança eletrônica, como portaria inteligente e circuito de monitoramento de alarmes e CFTV. Atendemos as zonas leste e sul de São Paulo e cidades da Baixada Santista, como Santos, Bertioga e Guarujá.

Faça sua Cotação Online

Conteúdos Exclusivos

Fale pelo Whatsapp