Vantagens da portaria inteligente remota para condomínios

02 de março de 2022

Tecnologia, praticidade e segurança andam lado a lado no dia a dia dos condomínios. Uma das grandes tendências para oferecer maior comodidade e sensação de proteção é a portaria inteligente. Aqui unimos dois pontos que já eram tendência: a portaria remota e a inteligente que, não necessariamente, atuavam de forma conjunta.

Por isso, aqueles que querem oferecer o que há de melhor para trazer segurança para os moradores devem considerar sua adoção nos condomínios. É uma possibilidade tão interessante que ela teve um boom de adoção nos últimos três anos: passou de 8,2% de edifícios que a utilizavam em São Paulo para 86%. Ou seja, sua adoção já não é mais uma questão de “se”, mas de “quando”.

Mas afinal, o que é a portaria virtual inteligente? Como ela funciona? E, principalmente, quais os benefícios em sua adoção? Para tirar essa e outras dúvidas, separamos tudo que você precisa saber e reunimos neste artigo imperdível. Boa leitura.

  1. O que é a portaria inteligente remota?
  2. Como funciona a portaria inteligente remota?
  3. Quais as vantagens da portaria inteligente remota?

O que é a portaria inteligente remota?

A portaria inteligente pode atuar de duas formas: virtual ou remota. No primeiro caso, boa parte das ações são liberadas pelos próprios moradores, o que pode gerar algumas vulnerabilidades maiores, principalmente, pelo despreparo deles em lidar com determinadas situações.

Se, por exemplo, um morador liberar o acesso de um visitante sem confirmar sua identidade, pode ser uma pessoa mal intencionada que está utilizando essa falha para ter acesso aos espaços do condomínio. Também evita o registro de entrada de pessoas no espaço, o que pode gerar dificuldades para conferir informações em caso de problemas.

No caso de portaria inteligente remota, temos tanto o uso de tecnologias para restringir acessos indevidos (por exemplo, moradores precisarem acionar a entrada no espaço com reconhecimento facial) quanto o uso de liberação por meio de profissionais especializados, feito de forma remota, por meio de uma central.

Como funciona a portaria inteligente remota?

No caso da portaria inteligente remota, temos tanto a junção de tecnologias que permitam maior proteção no dia a dia do condomínio quanto a ação de equipes especializadas, presentes em uma central, acompanhando todas as movimentações com monitoramento 24 horas por dia.

Algumas ações que estão presentes na portaria inteligente remota são:

Quais as vantagens da portaria inteligente remota?

A portaria inteligente remota possui uma série de vantagens que facilitam o dia a dia dos moradores e promovem, também, maiores cuidados para todos os moradores, minimizando incidentes. Veja os principais a seguir:

Um dos principais pontos para optar por uma portaria inteligente remota é, justamente, para proporcionar maior segurança nos condomínios. Isso é de extrema importância, justamente, pelo aumento tanto no número de casos de invasão a residências quanto no que diz respeito à complexificação das tentativas de ações de criminosos.

Com a portaria inteligente, atuando de forma remota, é possível garantir que sempre serão profissionais treinados que cuidarão das questões de liberação de acesso mesmo não estando presentes, sem deixar que isso fique nas mãos dos moradores.

Isso porque muitos deles, por despreparo, podem atuar aumentando as vulnerabilidades e, assim, prejudicar a proteção dos seus vizinhos. Desta forma, você terá certeza de que os melhores times estão atuando para garantir a segurança e bem-estar dos moradores.

Além disso, muitos pontos também são protegidos por novas tecnologias. Por exemplo, o uso da biometria (digital, reconhecimento facial ou leitura de retina) ou uso de câmeras que façam a leitura automatizada das placas de carro dos moradores e liberem o acesso à garagem, minimizando as chances de que as medidas de proteção sejam burladas.

Outro ponto é que, a partir do momento em que a portaria virtual inteligente funciona também de forma remota, temos uma redução nos gastos, o que pode representar redução na taxa condominial. Isso porque não é preciso mais manter profissionais constantemente dentro do espaço, já que o acesso pode ser liberado à distância para moradores, entregadores ou visitantes.

Isso representa, na prática, uma redução de aproximadamente 60% nos custos mensais do condomínio. Assim, os valores podem ser revertidos para fundos do local ou, ainda, diminuir os valores das taxas de condomínio.

Ao contratar uma empresa especializada em portaria inteligente remota, muitas questões que, anteriormente, seriam uma maior preocupação do síndico passam a ser da terceirizada, facilitando suas rotinas. Por exemplo, a necessidade de treinamento dos profissionais da portaria não existirá mais, de forma que isso é uma obrigação da empresa, que deverá treinar seus profissionais.

Ao síndico caberá, portanto, acompanhar os resultados e relatórios oferecidos pelas empresas e, assim, verificar se o serviço contratado está sendo bem realizado. Isso gera menos obrigações no dia a dia, facilitando suas funções.

Com a adesão de novas tecnologias mais seguras, os próprios moradores começam a ter uma maior segurança no espaço. Esse ponto é importante, justamente, para garantir maior confiança no dia a dia e minimizar atritos.

Por exemplo, quando a liberação é feita pelos próprios moradores, podem ocorrer brigas geradas por falhas que tenham acontecido. Se um condômino nota que uma pessoa abriu o portão para alguém não autorizado, isso pode gerar discussões entre eles, além de aumentar a sensação de insegurança.

Além disso, há a possibilidade de encontrar as melhores soluções para as demandas de cada condomínio. Por exemplo, aqueles que permitam ação comercial no espaço terão um maior fluxo de entrada e saída de pessoas e, com isso, as demandas de segurança são diferentes daqueles em que isso não é possível.

A portaria inteligente remota é o futuro dos condomínios. Com isso é possível frustrar com maior eficiência a ação de criminosos e proteger os moradores. Todos saem ganhando. Mas, para isso, é fundamental ter uma empresa especializada ao seu lado, que garantirá uma adoção deste modelo de portaria de forma mais eficiente.Para isso, conte com a Radcom Alarmes. Entre em contato e tire suas dúvidas com a gente.


A Radcom Alarmes é uma empresa que oferece serviços relacionados à segurança eletrônica, como portaria virtual e vídeo monitoramento. Atendemos as zonas leste e sul de São Paulo e cidades da Baixada Santista, como Santos, Bertioga e Guarujá.

Faça sua Cotação Online

Conteúdos Exclusivos

Fale pelo Whatsapp