5 Dicas Para Escolher Seu Prestador de Serviços de Segurança Eletrônica e Portaria Remota

22 de março de 2022

A segurança em condomínios é um tema que pode trazer preocupação para os síndicos, tendo em vista que a responsabilidade em zelar pelo prédio é bastante significativa. No entanto, hoje já é possível contar com o auxílio de empresas especializadas para manter a segurança de forma eficiente.

Em geral, grande parte dos residenciais contam com uma equipe com porteiros e outros funcionários para fazer a recepção e controlar o acesso do fluxo de pessoas no local. Entretanto, existem serviços de segurança eletrônica e portaria remota que representam mais facilidade, automação e praticidade para a administração predial.

Acompanhe a seguir e confira 5 dicas para escolher um prestador de serviços de segurança de qualidade no projeto condominial!

A importância de contar com um serviço de qualidade no projeto condominial

A segurança em um prédio é uma tarefa complexa que requer um serviço de profissionais especializados. Isso porque os riscos aumentaram consideravelmente nos últimos anos e contar apenas com um porteiro no prédio pode não ser a alternativa mais interessante, ainda mais quando o condomínio conta com diversas unidades residenciais.

Uma opção bastante interessante é contar com um serviço especializado de qualidade no projeto condominial. Existem diversas tecnologias robustas, como a portaria remota, que trazem mais praticidade e facilidade, tanto para o síndico quanto para os moradores.

Por meio de equipamentos de segurança eletrônica, como câmeras, alarmes e sistemas de controle de acesso, o condomínio supre a demanda por segurança no local. É fundamental que o síndico dê prioridade a empresas certificadas e que trabalhem com o que há de mais moderno no mercado de segurança. Até porque as ações de segurança impactam diretamente a visão do imóvel e podem servir até mesmo para aumentar a sua valorização.

Com um serviço de qualidade, é possível reduzir a vulnerabilidade e as chances de furtos e assaltos no prédio, tornando o ambiente muito mais tranquilo. Isso é ainda mais importante em imóveis onde há grande fluxo de pessoas que exigem estratégias inovadoras para manter a confiança no conjunto residencial de forma diária.

Dicas para escolher um prestador de serviço de qualidade para a segurança do condomínio

Escolher uma empresa para prestar serviços de segurança no condomínio é uma tarefa que exige certos cuidados. O síndico não deve ter pressa para assinar o contrato, até porque é preciso avaliar a reputação, as vantagens, os equipamentos, entre outros pontos que podem ser úteis para as necessidades do prédio.

Ainda mais quando o assunto é segurança eletrônica, é preciso se certificar que o prestador do serviço conta com tecnologias modernas e sistemas de qualidade. Há uma série de requisitos que devem ser observados para contratar a empresa de segurança para o condomínio. Veja a seguir quais são os principais pontos!

Verificar se a empresa oferece central de monitoramento segura

É essencial que o serviço disponibilize uma central de monitoramento com acesso restrito, de preferência dentro
do condomínio para evitar qualquer tipo de peculiaridade ou situação de alerta que possa comprometer a segurança do seu condomínio.

O monitoramento ainda permite que a equipe evite ser exposta a perigos e invasões que comprometam toda a segurança do ambiente. A central de monitoramento realiza o serviço a distância por meio de videomonitoramento e sensores, que acompanham visualmente o local. Quando qualquer tipo de alerta é acionado, a central age rapidamente e envia uma patrulha para verificar a situação e o motivo do disparo.

Avaliar se o serviço conta com sistemas de backup em casos de falha

Uma boa infraestrutura de segurança deve contar com sistemas de backup em casos de falha. O procedimento garante que o síndico mantenha o acesso a dados importantes mesmo em situações de problemas técnicos, desastres, perda de arquivos e erro humano.

Não fazer o backup expõe o condomínio e aumenta os riscos da administração predial perder o acesso a vídeos
e áudios de pessoas. Em momentos mais delicados, por exemplo, fica inviável confirmar informações e manter a
confiabilidade do sistema de segurança.

Analisar a eficiência e agilidade no atendimento

Outro serviço indispensável é a da central de atendimento oferecer eficiência e agilidade, tendo a capacidade de
atender imediatamente a qualquer chamado. Muitas empresas de segurança eletrônica acabam por não aumentar a estrutura de atendimento, ocasionando a perda na qualidade do serviço prestado.

Uma funcionalidade interessante também é a do assistente virtual, baseado em tecnologia de inteligência
artificial. No caso da segurança eletrônica, o recurso auxilia no controle de acesso, realizando o cadastro de
pessoas e visitantes, além de orientar o recebimento de encomendas no prédio.

Verificar a estrutura e a capacitação da equipe

Para além de equipamentos robustos, a estrutura e a capacitação da equipe de segurança também devem ser
de excelência. Empresas especializadas contam com políticas da informação, de backup, plano de continuidade,
entre outros documentos que sistematizam as orientações e as ações.

Em momentos de crise, por exemplo, a gestão condominial consegue contar com o apoio necessário para superar as dificuldades e as situações inesperadas. Por isso, é fundamental considerar este aspecto antes de optar por um prestador de serviço de segurança.

Confirmar que a empresa oferece praticidade no acompanhamento e acesso às informações

Da mesma forma, confirmar que a empresa oferece praticidade no acompanhamento e no acesso às informações do prédio é fundamental. Assim, a gestão condominial pode buscar rapidamente por dados, registros e documentos, e ter a certeza que estão devidamente seguros.

A praticidade, nesse sentido, é um requisito imprescindível para manter a organização e a otimização do gerenciamento do prédio. Alguns aplicativos da Radcom, como o RAD App, o RAD Cond e o RAD Viewer, oferecem fácil acesso aos síndicos a todas as informações relativas à segurança do condomínio. oferecem fácil acesso aos síndicos a todas as informações relativas à segurança do condomínio.

De fato, escolher por uma prestadora de serviço de qualidade para ter segurança eletrônica e portaria remota no imóvel é uma decisão que deve ser tomada com bastante cautela. A Radcom Alarmes oferece soluções de ponta em segurança para residências e condomínios, disponibilizando funcionalidades que facilitam a rotina de moradores e síndicos.

Entre em contato agora mesmo com a equipe da Radcom Alarmes e conheça todas as nossas soluções!


A Radcom Alarmes é uma empresa que oferece serviços relacionados à segurança eletrônica, como portaria virtual e vídeo monitoramento. Atendemos as zonas leste e sul de São Paulo e cidades da Baixada Santista, como Santos, Bertioga e Guarujá.

Faça sua Cotação Online

Conteúdos Exclusivos

Fale pelo Whatsapp