Entenda Como Funciona Um Sistema de Portaria Remota na Prática

28 de abril de 2022

A portaria remota é uma tecnologia inovadora que auxilia significativamente a segurança no acesso de
moradores e visitantes nos condomínios. Com ela, o ambiente conta com uma central remota que realiza as funções de vigilância em residenciais de pequeno a grande porte, reduzindo a vulnerabilidade tanto de porteiros quanto de condôminos.
Quando comparada à portaria convencional, a portaria remota é muito mais eficiente contra roubos e furtos. Por isso mesmo, a solução é indicada para inibir ações de criminosos e riscos relacionados à falhas humanas, uma vez que a central remota se mantém atenta a quaisquer tipos de incidentes e situações suspeitas.

Acompanhe a seguir e entenda mais sobre o funcionamento e as vantagens do sistema de portaria remota!

Saiba como funciona o sistema de portaria remota

A portaria remota é uma alternativa que vem ganhando muitos adeptos nos condomínios. O sistema não requer um porteiro no local de entrada e saída de visitantes, já que os acessos são controlados por uma central que contém câmeras de segurança e tecnologias robustas de segurança.
A solução reúne inovação, redução de custos e automatização, e permite que apenas um colaborador trabalhe de uma central de monitoramento, controlando o acesso de pessoas por meio de câmeras de segurança ligadas 24 horas por dia. Dessa maneira, o condomínio simplifica e garante o registro de visitantes ao local.
Ao chegar no condomínio, o visitante aperta a campainha e conversa com um profissional da central remota por meio da portaria eletrônica, que funciona via interfone. Com isso, o colaborador notifica o morador e confere se a entrada pode ser autorizada. Já o acesso de moradores é feito por tecnologias avançadas, como reconhecimento facial.


Os sistemas de portaria remota são disponibilizados por empresas especializadas, que investem em uma série de aparelhos, como câmeras de segurança, sensor infravermelho, alarmes, imagens transmitidas em tempo real, backup e registros, videoporteiro, entre outros. Além disso, o serviço ainda oferece manutenções preventivas e periódicas para que todos os equipamentos funcionem bem.
Os custos de um sistema de portaria remota podem variar de cidade para cidade, e ainda a depender da
quantidade de unidades residenciais no condomínio. Mesmo assim, o investimento vale à pena, já que
possibilita redução de custos, uma vez que não é necessário ter uma equipe de porteiros e funcionários
presentes no local, e todo o controle é feito remotamente. Além de tudo, o ambiente conta com mais segurança e facilidades para os moradores e o síndico.

Confira as principais vantagens do sistema de portaria remota

Não há dúvidas que um sistema de portaria remota oferece uma série de vantagens que facilitam o cotidiano dos moradores, síndicos e funcionários. A instalação da portaria remota garante que os profissionais realizem, a distância, os procedimentos preventivos capazes de eliminar entradas indesejáveis e não autorizadas.
Mas para além disso, a tecnologia é uma forma de controlar e monitorar o dia a dia do condomínio de maneira eficiente. Com isso, o síndico pode contar com uma gestão mais estratégica e acompanhar os processos do residencial cotidianamente, sendo muito mais simples atender às demandas dos moradores.
Por meio da solução, o imóvel passa a ser mais valorizado a longo prazo e pode ter uma economia significativa nos custos com pessoal. É possível investir os valores economizados em outras áreas, proporcionando a melhora do condomínio e, consequentemente, maior qualidade de vida aos condôminos.
Veja, a seguir, mais benefícios de adotar um sistema de portaria remota!

Melhora da segurança

A segurança é, sem dúvidas, um dos principais motivos ao escolher pela portaria remota. O sistema monitora todos os acessos a distância e impede o contato direto com os visitantes. Com isso, as chances de roubos, furtos e ações criminosas ocorrerem dentro do condomínio se torna praticamente nula.
Caso haja uma tentativa de invasão ou arrombamento, por exemplo, o sistema detecta tudo por câmeras e sensores, permitindo o acionamento da polícia de maneira instantânea. Alguns sistemas ainda contam com botões de pânico que podem ser acionados por moradores e funcionários para facilitar os pedidos de socorro.

Facilidade para o síndico

O síndico também passa a ter muito mais facilidade na rotina administrativa, já que a empresa responsável pelo sistema de portaria remota realiza diversas funções e atividades. Cabe ao síndico acompanhar os resultados oferecidos pela companhia e verificar se o serviço contratado está sendo feito corretamente.
Além disso, o síndico também terá mais tempo para cuidar de questões do residencial que demandam mais atenção. Ele pode ficar tranquilo, já que será mais simples realizar relatórios e levantar índices sobre a quantidade de liberações realizadas para visitantes e veículos mensalmente.

Aumento da confiança para os moradores

Os moradores se sentirão mais confiantes e seguros no condomínio, já que a adesão de novas tecnologias oferece simplicidade e funcionalidade ao cotidiano. Esta é uma maneira, inclusive, de contar com mais participação dos condôminos nas decisões do residencial.
Com a portaria remota, os moradores saberão que o síndico e a gestão estão trabalhando para promover
melhorias e aperfeiçoar, cada vez mais, a rotina do prédio. Com isso, eles passam a valorizar mais os serviços e a dar mais valor por morar em um imóvel que se preocupa com a segurança e a inovação.

Personalização para os condomínios

O investimento em portaria remota ainda permite que o condomínio encontre as melhores soluções para as suas demandas. Por isso, a decisão em implementar a tecnologia deve ser avaliada e discutida em assembleia, de preferência com a máxima participação de funcionários e moradores.
Durante a assembleia, é fundamental que o síndico levante e aponte aos condôminos os pontos vantajosos de adotar a portaria remota. A adoção para a portaria remota deve considerar o porte do condomínio e também o perfil dos moradores, já que a mudança trará alterações diretas na convivência.
Para ter a certeza de ter todos os benefícios da portaria remota, é fundamental contar com uma empresa
especializada no assunto para desenvolver um projeto de segurança eficiente e customizado para as suas
necessidades. A Radcom Alarmes tem mais de 35 anos de experiência no mercado e conta com soluções sob medida para residências e condomínios.
Aproveite a visita e entre em contato agora mesmo com um especialista para conhecer mais sobre as
funcionalidades que a Radcom Alarmes oferece!

Faça sua Cotação Online

Conteúdos Exclusivos

Fale pelo Whatsapp