Segurança Eletrônica em Condomínios — O Guia Definitivo da Radcom

24 de maio de 2022

Entenda a importância da segurança eletrônica em condomínios, assim como os equipamentos que não podem faltar. A diferença entre portaria remota e virtual e dicas de como escolher a empresa ideal para prestar este serviço. 

A princípio, a segurança é uma das principais características de um condomínio, e uma das razões pelas quais tantas famílias optam por morar lá. Portanto, se o condomínio não for seguro o suficiente, tecnicamente se torna inútil para esses moradores.

E é por isso que você precisa ter um cuidado redobrado na hora de planejar, escolher e instalar os equipamentos de vigilância eletrônica.

Por que investir em segurança eletrônica?

Aqui estão apenas algumas razões pelas quais um sistema de segurança de condomínio é um investimento que vale a pena:

Prevenção

Mesmo que seu condomínio tenha segurança, infelizmente essa proteção é limitada. Os sistemas de segurança de edifícios fornecem uma defesa extra contra roubo, vandalismo e crimes violentos. Estudos comprovam a eficácia dos sistemas de segurança, especificamente câmeras de vigilância. O que sugere que eles de fato reduzem o número de infrações de baixo nível.

Como isso acontece? O raciocínio é o mesmo para casas que utilizam sinalizações de “Cuidado, cão bravo”. Você muitas vezes pode não ver o cão, mas apenas pensar na possibilidade de que naquele local possa realmente ter um cão bravo já causa um certo receio.

Para isso, também trabalhamos com a instalação da sinalização de que o condomínio possui tecnologia de segurança eletrônica, servindo como forma de aviso para quaisquer infratores.

Placa de sinalização Radcom.

Monitoramento

Os sistemas de segurança permitem que os moradores tenham consciência contínua do que está acontecendo dentro e ao redor de sua propriedade. Especialmente quando você mora em um prédio compartilhado, é aconselhável ter vigilância extra.

Além disso, o uso da portaria remota, que utiliza de uma central de operações 24 horas, reduz os custos do condomínio em até 60%. E claro, aumenta drasticamente o nível de segurança.

Assista o nosso reels com dicas importantes na hora de escolher sua empresa de Vídeo Monitoramento de Alarmes.

Paz de espírito

Os sistemas de segurança podem proporcionar a paz de espírito que você tanto quer para a sua família. Com uma rotina agitada, ter mais uma coisa para se preocupar pode ser complicado. Mas, com a delegação e instalação desse serviço a sua segurança já estará garantida e será menos uma preocupação.

É reconfortante saber que existe um sistema que pode dissuadir criminosos. Além de fornecer proteção e mantê-lo ciente de quais atividades estão ocorrendo dentro e ao redor de seu condomínio.

Itens de segurança eletrônica que não podem faltar no seu condomínio

CFTV

O Circuito fechado de condomínio é um conjunto de câmeras instalado em locais estratégicos do condomínio, principalmente nas entradas e garagem do prédio. Assim, as imagens coletadas são transmitidas em uma central de monitoramento. 

Aqui, o ideal é que a central fique fora do condomínio. Isso é o que acontece quando seu condomínio contrata uma empresa de segurança condominial. Atualmente, já é possível que as imagens sejam transmitidas ou acessadas por meio dos aplicativos de segurança.

Contratando uma empresa especializada em segurança condominial

Quando o assunto é segurança em condomínios se faz necessário contratar uma empresa com conhecimento técnico em segurança eletrônica. Para cada local é necessário que as soluções sejam pensadas e elaboradas de forma personalizada, conforme as necessidades do condomínio. Justamente para evitar pontos cegos e brechas na segurança.

Na Radcom contamos com o expert Guilherme Guazzelli, responsável por gerenciar nosso time de profissionais que atuam nesse setor.

Monitoramento 24 horas

O monitoramento 24 horas de condomínio é uma solução atrelada ao circuito CFTV. Isso porque o monitoramento pode ser feito tanto por imagens, por meio do CFTV, como por sensores. Os sensores são dispositivos que alertam quando há eventos suspeitos. Como acesso à área restrita, forçar janelas e portas e até identificar incêndios por meio da fumaça ou temperatura.

Cercas elétricas e proteção perimetral

As cercas elétricas são uma das opções de proteção perimetral e podem ser instaladas para potencializar a eficiência dos sensores. No entanto, o mais indicado é que a cerca elétrica não seja utilizada sozinha. E sim, que faça parte de um conjunto de soluções de segurança eletrônica para condomínio. 

Também é importante contar com um gerador simples para que a cerca continue funcionando mesmo em casos de falta de energia. 

Por outro lado, uma excelente opção para usar no lugar da cerca elétrica é o sensor infravermelho (IVA). Ele não influencia de forma negativa na estética do local, pois os aparelhos transmissor e receptor são muito discretos. O que conta como ponto para a valorização do condomínio, já que não há poluição visual.

Comparação entre a cerca elétrica convencional e o IVA. (As linhas vermelhas são meramente ilustrativas, para sinalizar onde o raio infravermelho está localizado).

Além disso, em locais que não é possível instalar a cerca elétrica devido às leis, o IVA é a única alternativa à altura.

Aplicativos para monitoramento

Como falado anteriormente, o circuito CFTV pode ser uma solução ainda mais acessível para os moradores por meio dos aplicativos para monitoramento pelo celular. Assim, além de poder contar com uma equipe monitorando o local, a administração do condomínio e os próprios moradores podem conferir imagens das câmeras em tempo real.

Na Radcom trabalhamos com os nossos próprios aplicativos, sem depender de apps de empresas terceirizadas. O que nos garante que suas informações estarão seguras.

Conheça o RAD Cond: Aplicativo de monitoramento para segurança condominial

Com esse APP é possível acessar até 37 funcionalidades distintas usando apenas o seu celular.

Entre elas:

  • Controle de acesso inteligente.
  • Visualização 24h das câmeras em tempo real.
  • Botão de pânico.
  • Painel de avisos.
  • Recados e entrega de encomendas.
  • Controle de vagas para visitantes.
  • Envio e recebimento de mensagens do síndico.
  • Reservas de ambientes comunais.
  • Visualização do consumo de recursos como água e gás e muito mais.

Apoio tático

Com a contratação do serviço de apoio tático 24 horas, o condomínio conta com uma equipe motorizada no local diante de disparos de alarmes e eventos registrados no sistema. A central de monitoramento verifica essas situações e envia o apoio tático ao condomínio. 

Com isso, o principal objetivo é proteger a vida das pessoas presentes e, também, cuidar da integridade do condomínio e patrimônios.

Central Radcom

Conheça a Central Radcom, a portaria remota inteligente que funciona 24 horas por dia. Com mais de 6 mil clientes monitorados e atendidos diariamente, projetos exclusivos, moldados para cada necessidade e com uma equipe para atendimento em todas as regiões nacionais.

Caso haja disparo do alarme, e eventos registrados pelo sistema instalado, a central de Monitoramento 24 horas envia imediatamente um veículo motorizado tripulado ao local.

Veículo da Radcom para monitoramento 24h.

Alternativas da segurança eletrônica para a portaria convencional

A tecnologia tem sido uma aliada na busca por mais segurança. Em condomínios, a escolha pela Portaria Inteligente, seja virtual ou remota, cresce cada vez mais. Além do aumento da segurança, o condomínio ainda consegue otimizar os custos e valorizar o local. E, claro, o dia a dia dos moradores ganha modernização. 

Mas afinal, qual portaria pode substituir a portaria humana? Para esclarecer as principais dúvidas, acompanhe o texto. A portaria é a principal tecnologia de segurança para condomínios!

Portaria virtual ou remota?

Portaria virtual

A Portaria Inteligente possui duas possibilidades. Uma delas é a Portaria Virtual, que pode substituir profissionais no gerenciamento e controle de entrada e saída em condomínios residenciais. Nesse caso, a tecnologia já é capaz de diminuir a vulnerabilidade presente na portaria humana.

O gerenciamento, então, é feito pelo próprio morador via interfone. Para isso, é necessário que o morador esteja em casa para atender e autorizar a entrada de cada visitante.

A Portaria Inteligente Virtual não assegura uma proteção contra invasões, nem a proibição da entrada de pessoas não cadastradas, já que o gerenciamento fica por conta do condômino.

Outra falha é a ausência de registros gerais de acesso ao prédio. Ou seja, em caso de necessidade, não é possível consultar quem esteve no local.

Portaria remota

Já a Portaria Remota, também é um tipo de Portaria Inteligente, sendo uma opção muito mais completa para a segurança dos condôminos. Nesse caso, o controle de acesso é realizado à distância, por uma central. Além de facilitar o gerenciamento de acesso, também faz os registros gerais.

Assim, o condomínio está sempre assistido por profissionais de segurança e pela tecnologia. Dessa forma, é possível garantir maior controle e monitoramento 24 horas do que ocorre no condomínio.

Nos registros gerais, constam a entrada e saída de moradores, visitantes e prestadores de serviço, tanto acesso de pedestres quanto de veículos.

Ou seja, a Portaria Remota é a opção mais completa, em que ainda é possível fazer diversas personalizações de acordo com a necessidade do condomínio. E além disso, também é uma ótima alternativa para tornar a portaria do condomínio mais segura.

Você também pode se interessar

Escolhendo a empresa que fará o projeto de segurança eletrônica do seu condomínio

Uma empresa de segurança condominial pode tornar o condomínio muito mais seguro, pois soma tecnologia às barreiras físicas do condomínio. Seja com cerca elétrica, portaria inteligente, CFTV, monitoramento 24h, apoio tático… e muitas outras soluções! O importante é ter em mente que cada projeto de segurança é único e, por isso, é indispensável contar com profissionais.

Além disso, outros fatores que você deve ter em mente são:

  • Verificar se a empresa oferece central de monitoramento.
  • Avaliar se o serviço conta com sistemas de backup em caso de falha.
  • Analisar a eficiência e agilidade no atendimento.
  • Verificar a estrutura e capacitação da equipe.
  • Confirmar se a empresa oferece praticidade no acompanhamento e acesso às informações.

Agora você já entendeu a importância de investir em segurança eletrônica. Entre em contato com a Radcom e tenha a certeza de que estará contratando uma empresa com todos os critérios citados acima! 

Faça sua Cotação Online

Conteúdos Exclusivos

Fale pelo Whatsapp