Segurança residencial: 7 soluções para deixar sua casa mais segura

22 de outubro de 2021

Na hora de desenvolver projetos para a segurança residencial, há diversos recursos disponíveis, como monitoramento, videomonitoramento, circuito CFTV, sensores de automação, entre outros. Para potencializar ainda mais essas soluções, a família ainda pode contar com aplicativos para fazer o monitoramento direto do celular.

Toda pessoa pode ter mais segurança com monitoramento residencial e outros serviços voltados para a segurança da casa, mas famílias que têm crianças, idosos e pessoas que moram sozinhas têm uma necessidade, e urgência, ainda maior de adquirir mais segurança uma vez que são mais vulneráveis.

Além disso, quem possui casa de férias, casa de praia e sítios não deve abrir mão da segurança residencial nesses locais que passam a maior parte do tempo sozinhos. Mesmo que haja algum funcionário para fazer algum tipo de manutenção periódica (como faxina, cuidar do jardim etc), é importante investir em segurança residencial. 

Para saber mais sobre residencial residencial – como funciona e suas vantagens – continue a leitura e fique por dentro. Separamos as 7 principais soluções para você ter na sua casa! Se ainda tiver dúvidas sobre o assunto, entre em contato com a Equipe Radcom Alarmes e confira opções personalizadas para você e sua família. 

Se preferir, clique direto no tópico

1 – Controle de acesso facial

2 – Botão de Pânico 

3 – Sensores de Automação 

4 – Circuito CFTV e videomonitoramento

5 – Cerca elétrica e concertinas

6 – Automação residencial 

7 – Vídeo porteiro

1 – Controle de acesso facial

Sabia que a sua casa pode contar com um poderoso sistema de controle de acesso facial? A tecnologia de reconhecimento de imagem vai muito além de reconhecer apenas faces. Dependendo do equipamento escolhido para o projeto, a segurança residencial da sua casa pode, também, controlar o acesso de carros por meio da identificação de placas. A tecnologia está aí, disponível para quem quiser usar. 

Com a instalação de controles de acesso, você pode gerenciar de forma automatizada ou manualmente que pode entrar no local. Assim, apenas pessoas autorizadas terão acesso ao local.

Além disso, o uso de chaves pode ser totalmente abolido, o que torna o sistema ainda mais seguro, pois não há chance de perder a chave ou que alguém faça cópias sem autorização. Outro ponto é poder controlar não apenas quem entra, mas também o horário que essa pessoa pode entrar.  

Essa é uma solução que serve tanto para residências habitadas, ou seja, onde você mora, tanto para casas de veraneio e sítios. 

2 – Botão de Pânico 

O botão de pânico é mais uma ferramenta eficiente em um projeto de segurança residencial, ele pode complementar o serviço de monitoramento residencial (CFTV) e oferecer ainda mais segurança para as pessoas diante de uma emergência.

Por exemplo, idosos e pessoas que moram sozinhas podem considerar esse recurso indispensável e não apenas diante de uma situação de invasão ou roubo, mas também de saúde. Inclusive, alguns estados começaram a utilizar o botão de pânico como aliado de mulheres vítimas de violência doméstica

“O uso do botão resulta em dois efeitos: inibidor para os agressores e encorajador para as mulheres voltarem às atividades rotineiras, como trabalhar ou mesmo sair à rua” –  juíza Hermínia Maria Silveira Azoury, coordenadora das varas de violência doméstica e familiar contra a mulher do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).

No entanto, a ferramenta é viável para toda pessoa, podendo ser instalada em um ponto fixo da residência e, para quem contrata a Radcom Alarmes, também tem o botão de pânico em nossos aplicativos exclusivos. 

3 – Sensores de Automação

Os sensores de automação também fazem parte de projetos de segurança residencial completos. Há diferentes tipos de sensores, como alarme de detecção de incêndio e alarme de invasão com diferentes tipos de tecnologia para detecção. 

Inclusive, há câmeras que também contam com a função de sensor. Por exemplo, câmeras termográficas que detectam o início de um incêndio por meio da temperatura. Ou câmeras com tecnologia de controle de imagem que também podem identificar a presença de pessoas com muito mais precisão, considerando que alguns modelos conseguem até mesmo diferenciar pessoas de objetos, animais e veículos.  E ainda há modelos que contam com ambas funcionalidades! A escolha do modelo, ou até mesmo a escolha entre sensores e câmeras, vai depender da infraestrutura do local, da necessidade da família ou proprietário do imóvel, bem como do nível de periculosidade do bairro. 

Por exemplo, alguns bairros da Baixada Santista são bem perigosos e vulneráveis quando o assunto é casa de férias, que passa a maior parte do tempo sozinha. Elas se tornam alvos fáceis já que não há ninguém para denunciar a ação dos infratores. Assim, é comum ver casas com grades e correntes. No entanto, o uso de segurança eletrônica é muito mais eficiente tanto para inibir a ação dos criminosos quanto para identificá-los em caso de ocorrências.

4 – Circuito CFTV e videomonitoramento

O circuito CFTV + o videomonitoramento é a solução mais poderosa para quem quer inibir a ação de criminosos. Com esse serviço, as ocorrências diminuem em quase 100% e, mesmo quando ocorre algum incidente, o CFTV garante apoio tático de forma rápida, na mesma hora que ocorrer o crime.

Além disso, com um projeto de videomonitoramento, é possível optar por câmeras que fazem a função de sensores, como citado no tópico anterior.

5 – Cerca elétrica e concertinas

Contar com cerca elétrica e concertinas potencializa e muito a estratégia de afastar invasores da casa, ainda mais quando se trata de casas que passam muito tempo sozinhas, como casas de praia, de férias, veraneio e sítios. 

As cercas elétricas podem funcionar à base de bateria por um determinado período, caso a residência fique sem energia, por exemplo. Mas também é possível potencializar a eficiência das cercas elétricas com o uso de alarmes. Assim, mesmo que a cerca elétrica pare de funcionar, ainda há os alarmes como plano B.

As concertinas também são excelentes para afastar invasores da casa, protegendo todo o perímetro do local e com a vantagem de não precisar de energia para funcionar. Outra vantagem é o tempo de duração, haja visto que uma vez instalada, a concertina é praticamente vitalícia, sem necessidade de manutenção. 

Mas, em ambos os casos, para garantir todos os benefícios, considere o tempo de garantia, possíveis manutenção, principalmente no caso da cerca elétrica, sem esquecer que com ela também é necessário seguir a legislação Estadual/Municipal que regulamenta a instalação. Por isso, conte sempre com profissionais.

6 – Automação residencial 

Você já ouviu falar em automação residencial? Também chamada de “Casa Inteligente“? Essa solução garante segurança e qualidade de vida para os moradores. A base da autonomia residencial é conectar todos os aparelhos, de forma que seja possível programá-los para exercer alguma função de forma automática, bem como gerenciar tais soluções mesmo à distância. 

Assim, você tem acesso às câmeras de monitoramento da sua casa de onde quer que esteja. Da mesma forma, pode ativar e desativar o alarme, permitir e bloquear o acesso de pessoas, acender as luzes, programar até mesmo o ar-condicionado para quando você chegar, já encontrar a casa climatizada, por exemplo.

Além disso, pode programar funções diárias, como automatizar a abertura de portas, janelas e cortinas, acender e apagar as luzes em horários programados, entre outros. 

Quem escolhe a Radcom Alarmes, pode fazer esse gerenciamento por meio dos nossos aplicativos próprios e personalizados. 

7 – Vídeo porteiro 

O vídeo porteiro é uma solução simples, mas bastante eficiente tanto para a segurança residencial quanto para facilitar o dia a dia dos moradores. Com esse equipamento, é possível visualizar o visitante e ainda integrá-lo a outros módulos de segurança.

A escolha do equipamento, nesse caso, faz toda a diferença, já que existem aparelhos com melhor qualidade de imagem e tecnologia avançada para captura noturna. Também há opção de uma comunicação bilateral com o equipamento, isto é,  quem está dentro da casa pode se comunicar com quem está fora e vice-versa, assim como tem equipamentos que não contam com funcionalidade de captura de áudio e de comunicação. 

Outra funcionalidade importante é poder gerenciar o vídeoporteiro a partir de um smartphone, estando em qualquer lugar do mundo. 

Assim, o vídeo porteiro é uma solução que pode complementar um projeto de segurança residencial, que visa, de fato, proteger o patrimônio e todos que moram na casa, bem como facilitar o gerenciamento e controle de acesso à residência. 

Conte com a RADCOM ALARMES e garanta as melhores e mais recentes soluções tecnológicas para segurança residencial

Se você chegou até aqui e ainda tem dúvidas ou não sabe por onde começar, não se preocupe, nós podemos te ajudar com isso!

A Radcom Alarmes atua nesse segmento desde 1980 e conta com profissionais igualmente experientes. Oferecemos serviços relacionados à segurança eletrônica, como portaria inteligente e circuito de monitoramento de alarmes e CFTV. Atendemos todo o Brasil, veja qual unidade está mais próxima de você!

Para saber mais, mande uma mensagem pelo WhatsApp ou aqui no site.


A Radcom Alarmes é uma empresa que oferece serviços relacionados a e segurança eletrônica, como portaria virtual e vídeo monitoramento. Atendemos as zonas leste e sul de São Paulo e cidades da Baixada Santista, como Santos, Bertioga e Guarujá.

Faça sua Cotação Online

Conteúdos Exclusivos

Fale pelo Whatsapp