Sistema de Alarme e Vídeo com Monitoramento 24h: conheça as vantagens

19 de março de 2021

A tecnologia, além de facilitar o dia a dia de pessoas e empresas, também veio para valorizar os imóveis. Uma das principais tecnologias quando pensamos em valorização de condomínios residenciais e comerciais é a tecnologia voltada para a segurança. E, considerando as funcionalidades, podemos escolher o sistema de alarme e vídeo com monitoramento 24h. Ou seja, o condomínio pode começar a investir em tecnologia de segurança contratando um serviço de monitoramento 24h e, depois, investindo no Sistema de Portaria Inteligente

O sistema de alarmes e vídeo é um projeto sob medida para a segurança do condomínio. Ele combina câmeras de vídeo e sensores que acionam alarmes. Combinado com o serviço de monitoramento 24h, o condomínio oferece alta segurança para os condôminos e ainda se valoriza no mercado imobiliário.

Confira, no vídeo abaixo, as principais diferenças entre sistema de alarmes com sensores e com vídeomonitoramento.

No texto de hoje, vamos abordar como um sistema de alarme e vídeo com monitoramento 24h pode valorizar condomínios residenciais e comerciais. Além de elencar outras quatro vantagens para condomínio e condôminos. Confira!

Se preferir, clique direto no tópico:

Sistema de alarme e vídeo com monitoramento 24h: como funciona e por que é importante

Quais as vantagens de um sistema de alarme e vídeo com monitoramento 24h?

1 – Economia para o condomínio 

2 – Valorização do imóvel

3 – Praticidade para condôminos e usuários

4 – Automação

5 – Segurança

Sistema de alarme e vídeo com monitoramento 24h: como funciona e por que é importante

O sistema de alarme e vídeo é um projeto composto por equipamentos capazes de alertar uma ação suspeita, incêndios ou acesso a áreas em horários fora dos permitidos. O principal objetivo do projeto é inibir a entrada de pessoas não permitidas, principalmente a ação de criminosos. Mas traz facilidade, também, na hora de monitorar se os condôminos estão seguindo as regras do local, como uso da garagem e acesso a áreas restritas, como piscina.

Atualmente, há diversos equipamentos que podem compor um projeto de sistema de alarme e vídeo com monitoramento 24h. Por isso também, é possível criar soluções tão personalizadas e sob medida para cada local. 

Por exemplo, há algum tempo, os sensores faziam todo o trabalho para identificar ações fora do normal, como incêndios, através da sensibilidade ao calor, e presença, através do sensor de movimentos.

Mas hoje em dia, câmeras com Inteligência Artificial podem fazer isso de forma muito mais assertiva e ainda combinar com a disponibilidade de imagens, o que melhora a eficiência da central de monitoramento. Com o uso apenas de sensores, a central precisaria entrar em contato com o local para averiguar a situação. Com as câmeras, basta checar as imagens para ter certeza do que está acontecendo. 

Um sistema de alarmes composto por câmeras e monitoramento 24h, inibe a ação de criminosos em quase 100%. E, mesmo quando ocorre alguma invasão, o monitoramento 24h somado ao apoio tático controla a situação rapidamente e ainda conta com as imagens como provas incriminatórias. 

Quais as vantagens de um sistema de alarme e vídeo com monitoramento 24h?

Falar que a segurança é a única vantagem do circuito de monitoramento minimiza o potencial do serviço

 Claro que o objetivo de um projeto de segurança eletrônica é sempre a segurança pessoal e patrimonial, mas condomínios podem conseguir muito mais vantagens e oferecer melhor qualidade de vida aos condôminos através desse serviço.

Lembrando que aqui estamos falando de um projeto de instalação somado ao serviço de monitoramento. Afinal, as câmeras de segurança não podem realizar o trabalho de proteger sozinhas. Para isso, é necessário contar com uma central de monitoramento que atenda aos alarmes. 

1 – Economia para o condomínio

O custo inicial pode desencorajar o investimento dos condomínios. Mas é necessário pensar à frente para enxergar as vantagens a longo prazo

 A segurança eletrônica, de modo geral, traz muita economia ao condomínio. A portaria Inteligente, por exemplo, diminui os custos com os porteiros. Sensores podem controlar o consumo de energia, água, luz e gás. 

O sistema de alarme 24h garante segurança patrimonial. Com a inibição de roubos, furtos e até vandalismo, o condomínio economiza com a reposição de peças, como vidros, portões, reforma da fachada, entre outros. 

2 – Valorização do imóvel

Complementando o item anterior, a valorização do imóvel é uma das principais vantagens para o condomínio. Isso porque as taxas podem aumentar em torno de 10%, o que significa que a médio prazo, todo o investimento inicial será reavido

Essa é uma vantagem para o condomínio, do ponto de vista financeiro, e também como autoridade, já que a segurança torna o local muito mais cobiçado por futuros inquilinos.

O que nos leva a outro ponto: proprietários de apartamentos que fazem a locação para outros moradores. Ou seja, além de ser um atrativo para quem deseja morar, também é um atrativo para investidores de imóveis, que podem comprar apartamentos sabendo da sua valorização e facilidade na hora de alugar. 

3 – Praticidade para condôminos e usuários

Como citado anteriormente, além da segurança contra invasores, o circuito de monitoramento também ajuda os administradores a controlar o respeito às regras condominiais.

Além disso, a tecnologia chegou e avança diariamente para proporcionar facilidade e conforto para as pessoas e empresas. Viver em um local com garantia de segurança é um ponto positivo para a qualidade de vida. As pessoas podem ir e vir com tranquilidade, sabendo que há diversos “olhos” voltados para a sua segurança, da sua família, do seu patrimônio e de todos que estão ali.

Atualmente, esse monitoramento se tornou acessível até para os condôminos e administradores. Com aplicativos próprios disponibilizados pela empresa de alarmes e monitoramento, como a Radcom Alarmes, é possível acessar as imagens em tempo real, verificar registro de acessos, compartilhar avisos, entre outras facilidades.

4 – Automação

O Alarme de segurança e o videomonitoramento 24h funcionam de forma totalmente automatizada. O monitoramento fica sob total responsabilidade da empresa de alarmes e monitoramento. Assim como eventuais manutenções, tanto preventivas quanto corretivas. 

Além disso, o serviço não fica dependente da rede elétrica nem do serviço de internet do local. A empresa possui uma forma específica de comunicação entre o condomínio e a central de monitoramento, o que torna o sistema muito mais seguro e automatizado. 

5 – Segurança

Chegamos ao objetivo principal do serviço de alarme monitorado e videomonitoramento 24h, a segurança. 

Como dito logo no início, a simples presença de um sistema de câmeras de monitoramento já inibe a ação de assaltantes e vândalos. Além disso, associar a tecnologia do sistema de alarmes com a expertise dos profissionais da central de monitoramento garante uma eficácia imbatível.

Outro ponto importante é lembrar que quando feito à distância, o monitoramento é mais seguro. Isso porque a central não fica vulnerável diante de alguma invasão. 

Os sinais sonoros alertam não apenas a central, mas são um alerta de perigo a todos que estão em volta, o que pode afugentar qualquer ação antes mesmo que ela se concretize, como ao forçar uma fechadura, ou tentar pular o muro.

As vantagens especiais da Radcom Alarmes com o Sistema de Alarme e Vídeo e Monitoramento 24h

Claro que a qualidade do serviço de monitoramento depende da empresa escolhida. Na Radcom Alarmes, seu condomínio encontra diversas vantagens especiais. Além do monitoramento 24h, nossos clientes podem contar com apoio tático 24h. 

Também oferecemos  aplicativos exclusivos para cada tipo de serviço, específicos para condôminos e administradores. Nossos aplicativos visam aprimorar a segurança e ainda facilitam o gerenciamento e o controle remoto do sistema de monitoramento com vídeo. Além disso, ainda permeiam uma melhor comunicação entre moradores e síndicos de forma automatizada e acessível. A Radcom Alarmes conta com 3 aplicativos diferentes, são eles:

  • RAD App – aplicativo líder no mercado de segurança eletrônica;
  • RAD Cond – projetado especificamente para segurança de condomínio residencial;
  • RAD Viewer – visualização de câmeras e automação.

Além disso, todo projeto criado pelos especialistas da Radcom Alarmes é sob medida para cada cliente, com instalações estratégicas e os melhores equipamentos de segurança. Não importa qual seja o segmento, pode ser condomínios residenciais ou comerciais, verticais ou horizontais, empresas, comércios ou residências; a Radcom Alarmes pode criar um projeto sob medida com as melhores soluções.

Para saber mais sobre como funciona e quais as vantagens, entre em contato:

Conheça as nossas soluções para tornar seu condomínio mais seguro. Mande uma mensagem pelo WhatsApp ou nos envie uma mensagem aqui no site.

Conheça a Radcom

A Radcom Alarmes possui 30 anos de experiência em segurança eletrônica, oferecendo serviços como monitoramento e controle de acesso (portaria remota). Sempre aplicamos soluções sob medida para atender as necessidades de cada condomínio.

Nossos serviços têm como objetivo reduzir os custos do condomínio relacionados à segurança, trazendo a segurança eletrônica como solução de economia e proteção.

Como diferencial, temos um aplicativo próprio para acesso dos nossos clientes à portaria remota, através do QR CODE, sistema de alarmes e sistema de imagens.

A Radcom Alarmes é sócia fundadora da ALAS (Associação latino-americana de segurança), da qual também possui sua Certificação.


A Radcom Alarmes é uma empresa que oferece serviços relacionados à segurança eletrônica, como portaria inteligente e circuito de monitoramento de alarmes e CFTV. Atendemos as zonas leste e sul de São Paulo e cidades da Baixada Santista, como Santos, Bertioga e Guarujá.

Faça sua Cotação Online

Conteúdos Exclusivos

Fale pelo Whatsapp