Você já conhece o serviço de Monitoramento Pessoal? Entenda como funciona

04 de junho de 2021

Já parou para pensar que é possível utilizar a segurança eletrônica para monitorar pessoas? É comum relacionar a segurança eletrônica e o serviço de monitoramento de alarmes à segurança patrimonial. Seja para monitorar condomínios, comércios ou residências. No entanto, também é possível contar com o monitoramento pessoal. E o melhor de tudo: garantindo a privacidade de quem está sendo monitorado. 

No vídeo abaixo, confira um resumo do que é o monitoramento de pessoas.

Com o uso da tecnologia, esse serviço se torna acessível. E é isso que será abordado neste texto. Se você não conhece como funciona o monitoramento de pessoas ou já vinha buscando por esse serviço, entenda como ele é oferecido pela Radcom Alarmes. Já podemos adiantar que é prático, com o uso de um aplicativo próprio, e seguro. Acompanhe o texto e confira.

Se preferir, clique direto no tópico:

O que é Segurança Eletrônica?

O que é o serviço de Monitoramento?

Como funciona o Monitoramento de pessoas?

Quais são os outros tipos de monitoramento?

O que é Segurança Eletrônica?

A segurança eletrônica é um sistema de equipamentos, como sensores e câmeras, desenvolvidos para promover segurança a locais e pessoas através do monitoramento, por vídeo ou por sensores. É possível utilizar o sistema para garantir segurança em eventos, para assegurar bens, valores, áreas, estabelecimentos, propriedades e qualquer tipo de local e situação.

O sistema de segurança eletrônica pode ser usado para detectar presença, movimentação, ruído, alteração de temperatura, presença de gases e, combinado com o videomonitoramento, capturar imagens.

Uma empresa de segurança eletrônica oferece desde a criação do projeto, passando pela instalação dos equipamentos, até a parte de realizar o monitoramento remoto a partir de uma central com uma equipe dedicada.

Isso é possível devido às diversas tecnologias disponíveis no mercado. Cada vez mais é possível integrar equipamentos e oferecer um monitoramento completo e sob medida. Além de excelentes equipamentos, como câmeras e sensores, também é necessário contar com sistemas de ponta para utilizar os equipamentos. É através de bons sistemas que a equipe do circuito de monitoramento consegue configurar eventos de forma automatizada e acompanhar os locais remotamente.

O que é o serviço de Monitoramento?

O Serviço de Monitoramento engloba a função de acompanhar, observar e interpretar o funcionamento de determinado processo. Sendo o dia a dia de um local, como um condomínio, ou a rotina de uma pessoa específica. Com isso, é possível analisar as peculiaridades de cada situação, e tudo que sair do comum, é um sinal de alerta. Por exemplo, ao monitorar uma casa de praia quando os proprietários não estão presentes é sabido que não deve haver movimentação no local. Qualquer presença deve ser avaliada.

Esse monitoramento 24h permite que a equipe remota tome decisões e gerencie as situações de forma correta. Pode ser chamar a polícia ou enviar uma patrulha particular ao local.

O Monitoramento Remoto precisa estar conectado a diversos aparelhos em tempo real e ininterruptamente. Por isso, existem formas de não ficar à mercê do fornecimento de energia local e do serviço de internet. Pois assim seria fácil interromper esses serviços para realizar alguma invasão ou mesmo o local ficar vulnerável diante de uma falha técnica da prestadora de serviço.

Então, a principal vantagem do monitoramento remoto é a possibilidade de trocar informações, tomar decisões, fazer o monitoramento visual em tempo real e à distância, sem colocar uma equipe de segurança em risco.

Dentro do serviço de monitoramento podemos encontrar algumas categorias. Duas delas são: monitoramento patrimonial e o monitoramento de pessoas. A seguir, você vai entender como funciona o monitoramento de pessoas.

Como funciona o Monitoramento de pessoas?

Quem já ouviu falar em monitoramento de pessoas costuma pensar, primeiramente, na privacidade. Será que a pessoa monitorada vai perder a sua? Atualmente, isso não é necessário. É possível realizar o monitoramento de pessoas sem que se perca privacidade. 

A opção de serviço de monitoramento pessoal que você encontra na Radcom Alarmes é diferente de um rastreio. O serviço se chama “Chegada Programada” e é realizado através do uso do Aplicativo Rad App.

Com funciona:

Você, por meio do aplicativo no celular, vai informar um evento: o seu deslocamento do ponto A ao ponto B. Então, você determinará um tempo para esse deslocamento. 

Então, por exemplo, você informa que sairá de casa para o trabalho e isso levará cerca de 30 minutos, em média. Ao chegar no local nesse tempo determinado, você vai confirmar sua chegada pelo aplicativo. Nesse caso, a central de monitoramento remoto não saberá a sua localização nem seu percurso. Ou seja, ninguém estará te rastreando. Inclusive, mesmo se alguém da sua família ligar para central e perguntar sobre seu percurso ou localização, a equipe não saberá informar porque essa não é uma informação disponível.

Mas caso não chegue ao local no tempo estabelecido, então, sim, a central vai saber onde você está através da geolocalização do seu celular. Vai ser criado um evento, ou seja, soará um alarme para a central, que poderá entrar em contato com a sua família e com a polícia, de acordo com a necessidade.

O evento criado é, na prática, uma notificação na tela de trabalho de um dos profissionais presentes no circuito de monitoramento. Ele, então, verá uma imagem via satélite da sua geolocalização, com uma precisão de 65 metros. A partir disso, o profissional poderá fazer o acompanhamento em tempo real da localização do usuário pelo mapa da cidade. Isso permite auxiliar as autoridades enquanto elas verificam a ocorrência.

Além disso, o primeiro contato cadastrado na Ficha de Monitoramento é sempre avisado nessas situações. 

Entre as vantagens desse serviço, podemos destacar:

  • Alta tecnologia;
  • Preço acessível;
  • Não tira a privacidade de quem usa;
  • Eficiente estatisticamente e em seu uso na prática.

Quais são os outros tipos de monitoramento?

Além do Monitoramento Pessoal, existe também o Monitoramento Patrimonial. Nessa categoria, de monitorar locais, existem dois principais tipos de monitoramento remoto:

  • videomonitoramento;
  • monitoramento por sensores.

O videomonitoramento é realizado através de câmeras de monitoramento instaladas no local. Com elas, a central de monitoramento remoto pode fazer o acompanhamento visual do local, mesmo à distância. 

Já o monitoramento por sensores é um projeto que conta com diversos tipos de sensores. Quando acionados, a central recebe um alerta e entra em contato com o local ou enviar uma patrulha para verificar a situação e o motivo do disparo.

Entre os tipos de sensores, podemos destacar:

  • Sensor de abertura;
  • Sensor  de vibração;
  • Sensor de ruído;
  • Sensor de choque;
  • Detector de temperatura;
  • Detector de fumaça.

Serviço de monitoramento pessoal e patrimonial é com a RADCOM ALARMES

O serviço de monitoramento de pessoas é essencial para quem vive em cidades com alto índice de violência. Com ele, você pode proteger você e sua família sempre que sair de casa.

Afinal, até mesmo a segurança patrimonial, quando instalada na sua residência, visa cuidar da sua família. Então, por que não estender a segurança dos seus familiares para além dos limites da sua residência? 

Com a Chegada Programada da Radcom Alarmes, isso é totalmente possível. 

Saiba mais sobre esse serviço! É só entrar em contato com a nossa equipe:

Conheça as nossas soluções para tornar seu condomínio mais seguro. Mande uma mensagem pelo WhatsApp ou nos envie uma mensagem aqui no site.

Conheça a Radcom

A Radcom Alarmes possui 30 anos de experiência em segurança eletrônica, oferecendo serviços como monitoramento e controle de acesso (portaria remota). Sempre aplicamos soluções sob medida para atender as necessidades de cada condomínio.

Nossos serviços têm como objetivo reduzir os custos do condomínio relacionados à segurança, trazendo a segurança eletrônica como solução de economia e proteção.

Com a Radcom Alarmes, você encontra exatamente o que seu condomínio precisa e o que seus condôminos esperam. Portaria Inteligente, Serviço de Monitoramento e tudo o que for necessário para garantir a segurança patrimonial do local.

Oferecemos os melhores projetos de segurança patrimonial de São Paulo e região. Conte com as melhores tecnologias do mercado, como o reconhecimento facial e de imagem. Além disso, oferecemos aplicativos exclusivos para condôminos, síndicos e administradores. 

Como diferencial, temos aplicativos próprios para acesso dos nossos clientes à portaria remota, através do QR CODE, sistema de alarmes e sistema de imagens. São eles:

  • RAD App – aplicativo líder no mercado de segurança eletrônica;
  • RAD Cond – projetado especificamente para segurança de condomínio residencial;
  • RAD Viewer – visualização de câmeras e automação.

Além disso, todo projeto criado pelos especialistas da Radcom Alarmes é feito sob medida para cada cliente, com instalações estratégicas e os melhores equipamentos de segurança. Não importa qual seja o segmento, pode ser condomínios residenciais ou comerciais, verticais ou horizontais, empresas, comércios ou residências; a Radcom Alarmes pode criar um projeto sob medida com as melhores soluções.

A Radcom Alarmes é sócia fundadora da ALAS (Associação latino-americana de segurança), da qual também possui sua Certificação.


A Radcom Alarmes é uma empresa que oferece serviços relacionados à segurança eletrônica, como portaria inteligente e circuito de monitoramento de alarmes e CFTV. Atendemos as zonas leste e sul de São Paulo e cidades da Baixada Santista, como Santos, Bertioga e Guarujá.

Faça sua Cotação Online

Conteúdos Exclusivos

Fale pelo Whatsapp