Casa Inteligente: o que é e como você pode ter uma

08 de julho de 2021

A tecnologia vem facilitando a rotina das pessoas há muito tempo. A última tendência tem sido a Internet das Coisas (loT). É essa a principal tecnologia responsável por trazer facilidade, automação e novas funcionalidades aos objetos que fazem parte do dia a dia da maioria de nós. Atualmente, celulares e notebooks são os itens “mais inteligentes” com os quais temos contato. As smart TVs estão caminhando para essa autossuficiência de identificar padrões e executar tarefas com algum clique ou comando de voz.

Mas apesar de menos comuns, existem diversos outros objetos que proporcionam automação residencial. Algumas tecnologias podem se confundir com as de uma casa inteligente, mas lembre-se que o princípio de uma casa inteligente é a automação. Um exemplo são as lâmpadas que você pode controlar (acender, apagar, mudar intensidade e cor) com o uso de um aplicativo. Apesar de tecnológica, essa não é uma ferramenta automatizada. Seria, se você pudesse programar a lâmpada para acender sozinha em determinado horário. Percebe a diferença? 

Mas não é apenas conforto que a casa inteligente pode proporcionar aos seus moradores. A segurança eletrônica pode ser potencializada quando implementada para funcionar de forma autônoma, como é na casa inteligente. E é sobre isso que falaremos no texto de hoje. Além do conforto, confira a segurança que uma casa inteligente pode proporcionar. 

Se preferir, clique direto no tópico:

O que é Casa Inteligente? 

Quais tecnologias fazem parte?

Por que investir em uma Casa Inteligente

O que é Casa Inteligente?

Atualmente, a Casa Inteligente costuma ser uma adaptação. Futuramente, a ideia é que as casas já sejam projetadas com essa tecnologia, conforme a evolução da Internet das Coisas. Pois com essa evolução, a Casa Inteligente se torna muito mais acessível tanto do ponto de vista dos custos quanto da infraestrutura.

Os pilares da casa inteligente são: 

  • Praticidade;
  • Intuitividade;
  • Conforto;
  • Segurança.

Tudo isso é possível devido à conexão à internet somada à inteligência dos objetos, sistemas e programação. Com isso, há integração entre diversos aparelhos da casa. Por exemplo, programar a cafeteira com seu celular para fazer o café na manhã seguinte ou quando você estiver a caminho de casa. 

Também é possível permitir a entrada de pessoas mesmo sem estar em casa. Por exemplo, se você possui algum trabalhador doméstico, pode programar o horário de entrada dele. Mesmo tendo uma chave de acesso (seja senha, biometria ou tag), ele só poderá entrar nos horários determinados. 

Outro ponto positivo é a economia com energia elétrica. Muitas vezes, saímos de casa pela manhã e só retornamos à noite. A solução para isso, atualmente, é uma lâmpada com sensor. Ao escurecer, ela acende. Mas isso pode falhar, uma vez que dias nublados podem fazer com que a lâmpada passe o dia todo acesa. E o mesmo serve para outros itens: forno, ar-condicionado, máquina de lavar, fechar janelas, cortinas etc.

Quais tecnologias fazem parte?

Como você viu, toda a casa pode estar integrada a um sistema inteligente e autônomo. No entanto, nosso foco é falar como uma casa inteligente pode potencializar as soluções de segurança eletrônica. Com isso, seu patrimônio e sua família ficam mais seguros. A segurança patrimonial ganha novos horizontes com a perspectiva de automação e aparelhos inteligentes. 

Hoje em dia, você já pode implementar a automação de portas, portões e janelas. Tanto programando seus sistema de alarme como permitindo a abertura à distância por meio de um aplicativo no celular.

Além disso, as câmeras instaladas para o videomonitoramento possuem tecnologia inteligente. Ou seja, ao invés de filmar ininterruptamente, ela possui sensores de reconhecimento inteligente, bem como são ativadas pelos alarmes de segurança. 

Por exemplo, uma câmera inteligente possui sensor de movimento. Se ela está filmando a área externa da casa, como o quintal, não estará filmando o dia todo, mas se alguém passar por ali, ela imediatamente começa a registrar as cenas em um sistema em nuvem. Outra forma de ser acionada é com o disparo de um alarme. Por exemplo, alarme de invasão se o portão for forçado.

Tais câmeras também contam com sistema de reconhecimento de imagem. Ou seja, ela está instalada para monitorar o quintal da casa. Se você passa por ali, ela é acionada devido ao sensor de movimento, mas ao reconhecer que é o proprietário, não precisa registrar as imagens. Esses são apenas exemplos, pois com a tecnologia inteligente em equipamentos mais um sistema de monitoramento, é possível criar eventos extremamente específicos, de acordo com a necessidade de cada ambiente.

 

Por que investir em uma Casa Inteligente

Investir em casa inteligente é sinônimo de segurança e qualidade de vida. Praticidade, tranquilidade, conforto e economia começam a fazer parte do seu dia a dia de forma muito mais clara.

Com os equipamentos conectados, você tem acesso às imagens da sua casa de qualquer lugar que estiver. Se estiver no trabalho ou em uma viagem, receberá uma alerta no celular diante de qualquer disparo de alarme ou evento suspeito. Da mesma forma, pode conferir as imagens a qualquer momento para checar o local.

O controle de acesso, além de automatizado, pode ser controlado por você à distância. Por exemplo, se você tiver um controle de acesso de reconhecimento facial, apenas pessoas cadastradas são liberadas. Mas em caso de necessidade, você pode liberar a entrada de alguém mesmo à distância. E o mesmo acontece ao contrário, mesmo que uma pessoa tenha o acesso liberado, seja por reconhecimento facial, tag ou outro, você também pode limitar seu acesso, seja por tempo indeterminado ou apenas controlando os horários permitidos e dias de semana ou com permissões esporádicas. 

Outra medida bastante simples, mas eficiente, é em relação à iluminação da casa. Você pode acionar à distância para dar a impressão que tem alguém em casa, mesmo que esteja viajando. Por exemplo, programar para que as luzes da sala acendam às 19h e se apaguem às 23h. 

Como dissemos, essas medidas de segurança já estão disponíveis no mercado. Você pode entrar em contato com uma empresa de alarmes, como a Radcom Alarmes, para entender como essas soluções podem ser implementadas na sua casa, apartamento e até mesmo locais comerciais, como sua empresa ou escritório. 

Além disso, automatizar os processos, como propõe o projeto de casa inteligente, também é indicado para quem busca por segurança no condomínio.

Quer saber mais sobre Casa Inteligente? Fale com a Radcom Alarmes e conheça nossas soluções 

Com a Radcom Alarmes, você consegue ter uma Casa Inteligente completa. Contando com:

  • automação de portas e janelas;
  • sistema de alarme smart sem fio;
  • câmeras smart sem fio full HD com visão noturna e inteligência artificial para detecção de movimentos e controle de acesso por meio do reconhecimento facial.

Toda a automação pode ser controlada através dos aplicativos exclusivos da Radcom, o RAD App. Com ele, você pode ativar a automação das portas e janelas (abrir ou fechar em determinado horário), ativar e desativar alarmes de forma remota e receber avisos sobre eventos incomuns que possam ocorrer na sua casa.

Saiba mais sobre ter uma Casa Inteligente conversando com a Radcom. Aqui, desenvolvemos projetos sob medida para os nossos clientes. Necessidades diferentes pedem por soluções diferentes. 

Mande uma mensagem pelo WhatsApp ou aqui no site.

Conheça a Radcom

A Radcom Alarmes possui 30 anos de experiência em segurança eletrônica, oferecendo serviços como monitoramento e controle de acesso (portaria remota). Sempre aplicamos soluções sob medida para atender as necessidades de cada condomínio.

Nossos serviços têm como objetivo reduzir os custos do condomínio relacionados à segurança, trazendo a segurança eletrônica como solução de economia e proteção.

Com a Radcom Alarmes, você encontra exatamente o que seu condomínio precisa e o que seus condôminos esperam. Portaria Inteligente, Serviço de Monitoramento e tudo o que for necessário para garantir a segurança patrimonial do local.

Oferecemos os melhores projetos de segurança patrimonial de São Paulo e região. Conte com as melhores tecnologias do mercado, como o reconhecimento facial e de imagem. Além disso, oferecemos aplicativos exclusivos para condôminos, síndicos e administradores. 

Como diferencial, temos aplicativos próprios para acesso dos nossos clientes à portaria remota, através do QR CODE, sistema de alarmes e sistema de imagens. São eles:

  • RAD App – aplicativo líder no mercado de segurança eletrônica;
  • RAD Cond – projetado especificamente para segurança de condomínio residencial;
  • RAD Viewer – visualização de câmeras e automação.

Além disso, todo projeto criado pelos especialistas da Radcom Alarmes é feito sob medida para cada cliente, com instalações estratégicas e os melhores equipamentos de segurança. Não importa qual seja o segmento, pode ser condomínios residenciais ou comerciais, verticais ou horizontais, empresas, comércios ou residências; a Radcom Alarmes pode criar um projeto sob medida com as melhores soluções.

A Radcom Alarmes é sócia fundadora da ALAS (Associação latino-americana de segurança), da qual também possui sua Certificação.


A Radcom Alarmes é uma empresa que oferece serviços relacionados à segurança eletrônica, como portaria inteligente e circuito de monitoramento de alarmes e CFTV. Atendemos as zonas leste e sul de São Paulo e cidades da Baixada Santista, como Santos, Bertioga e Guarujá.

Faça sua Cotação Online

Conteúdos Exclusivos

Fale pelo Whatsapp