Cerca elétrica é a melhor opção para a segurança de condomínios?

23 de julho de 2021

A cerca elétrica é uma ótima solução para segurança em condomínio e segurança patrimonial. Ela é indicada para proteção perimetral de todo tipo de ambiente, servindo como uma ferramenta para coibir qualquer intenção de invasão. Mesmo com esse objetivo, ainda há outras soluções com a mesma eficiência, mas priorizando a estética ou sendo ideais quando a instalação da cerca elétrica não é possível por algum motivo. Além disso, esse projeto pode ficar ainda mais completo com a instalação de alarme de segurança, como sensor magnético e de movimento para portas e janelas. 

Quer saber mais sobre cerca elétrica para condomínios e demais soluções para esse projeto de segurança patrimonial? Confira o texto e fique por dentro. 

Se preferir, clique direto no tópico:

O que esperar da instalação de cercas elétricas?

Quais as vantagens?

Como funciona?

Esteja por dentro da lei do seu município antes de contratar esse projeto

O que utilizar no lugar da cerca elétrica

Quais as vantagens do sensor infravermelho ativo (IVA)?

O que esperar da instalação de cercas elétricas?

As cercas elétricas são uma solução de segurança eletrônica para quem busca por proteção física de um perímetro. Elas podem ser instaladas em muros, grades e portões para evitar até mesmo a intenção de invasão. Afinal, ninguém vai querer tentar invadir um local e correr o risco de levar um choque. 

No entanto, o choque não tem o objetivo de matar quem tocar na cerca elétrica. Sua voltagem fica entre 8.000 e 21.000 volts, causando um grande desconforto. 

Antes de instalar, é necessário checar as leis municipais. Por ser uma ferramenta agressiva, é necessário seguir protocolos para evitar que inocentes se machuquem.  No entanto, é uma ótima solução para condomínios. Não é à toa que muitos síndicos optam pela instalação de cercas elétricas e, claro, sua utilização é aprovada pelos condôminos. 

Nesse ponto, é importante contar com uma empresa profissional para realizar o serviço. Tanto para que a instalação seja feita de forma segura, quanto para garantir o cumprimento à lei municipal e/ou Estadual. 

Quais as vantagens?

Uma das vantagens, que pouca gente sabe, é que a cerca elétrica pode funcionar à base de bateria por um determinado período, caso falte energia elétrica no local. Além disso, um projeto completo equipa as cercas elétricas com o uso de alarme de segurança. Assim, em caso de rompimento, o sistema de alarme dispara.

Outra vantagem é em relação ao custo-benefício. Para isso, considere o tempo de garantia, possíveis manutenção e os custos envolvidos nesses serviços. Assim, você garante uma solução eficiente e fácil de manter, sem transtornos. 

Como funciona?

A cerca elétrica é feita com fios de aço, isoladores e hastes que servem para interligar esses fios. São os fios que recebem a tensão através de uma central de eletrificação.

Uma forma de aumentar a segurança da cerca elétrica é utilizar a tensão máxima permitida por lei. Além disso, optar por mais fios com distribuição em diferentes locais e alturas também aumenta a proteção proporcionada pela cerca elétrica.

É possível escolher por cercas elétricas monitoradas, ligadas a uma central de monitoramento. Nesse caso, é utilizado um alarme monitorado que informa à Empresa de Alarmes. 

As cercas elétricas sem monitoramento oferecem uma proteção maior, uma vez que podem apenas soar o alarme sem informar à central. 

Esteja por dentro da lei do seu município antes de contratar esse projeto

O estado ou o município têm leis específicas para regulamentar a instalação de cercas elétricas. A lei irá  determinar uma distância mínima entre o primeiro fio da cerca e o solo. Além disso, também orienta a obrigatoriedade de uma sinalização a cada distância determinada, bem como limita a voltagem máxima e indica o aterramento, independentemente da rede elétrica utilizada no condomínio.

Por exemplo, a legislação da cidade de São Paulo indica que a cada dez metros seja colocada uma placa de sinalização em portas e também quando a direção da cerca muda. Sobre a altura mínima, é determinado que o primeiro fio esteja a 2,20m em relação ao chão. Em caso de a instalação ocorrer em divisas de outros imóveis, é necessário que todos os proprietários concordem.

Para garantir que a instalação será realizada de forma legal, conte com uma empresa profissional. Você pode tirar todas as suas dúvidas, bem como ser orientado por uma equipe experiente.

O que utilizar no lugar da cerca elétrica

Como dissemos no início, existe uma alternativa à cerca elétrica. São os sensores infravermelhos ativos, conhecidos como IVA. Essa é uma ótima solução para ter segurança sem comprometer a estética do local, assim como é a indicação para locais corporativos. 

Esses sensores, com certeza, você já observou em filmes. O aparelho funciona em pares, o transmissor emite feixes de infravermelho para o receptor. O infravermelho é um tipo de luz quase impossível de ser detectada pelo olho humano. Então, quando ultrapassam por esse feixe infravermelho, um alarme dispara e pode informar à central de monitoramento.

Além de poder ser instalado em muros, os IVAs também podem ser utilizados no chão e paredes, ou seja, limitando um perímetro em que é proibido transitar.

Então, na verdade, os sensores infravermelhos ativos (IVAs) podem tanto substituir o uso das cercas elétricas, quando ser utilizado como um complemento a elas. Isso aumentaria ainda mais a segurança patrimonial do local.

Quais as vantagens do sensor infravermelho ativo (IVA)?

A principal vantagem do sensor Infravermelho ativo (IVA) é em relação à estética, pois os aparelhos utilizados (transmissor e receptor) são muito discretos. Além disso, há locais em que não é possível realizar a instalação de cercas elétricas, devido às leis municipais e/ou estaduais, seja por limitações da estrutura do local.  Então, o IVA é ideal para quem não quer comprometer a estética do condomínio, bem como para instalar em lugares em que não é possível utilizar a cerca elétrica.

Dependendo do local de instalação, optar pelo sensor infravermelho ativo traz a vantagem de não incapacitar os intrusos. Por exemplo, para evitar a transição em determinados locais do condomínio, não é necessário utilizar uma cerca elétrica para afastar os próprios condôminos. Apenas os sensores infravermelhos ativos, já poderiam disparar um alarme para informar à central de monitoramento ou ao síndico que pessoas não autorizadas estão no local.

O que utilizar com a cerca elétrica ou com IVA?

Além da cerca elétrica, é possível contar com outras soluções de segurança eletrônica para garantir um projeto completo. Por exemplo, utilizar o IVA para alguns locais do condomínio. E com eles, ainda é possível utilizar outros tipos de alarmes de segurança. 

Em cômodos, o ideal é utilizar sensores de movimento (IVPs). Assim, se alguém entrar no local, o alarme disparará, podendo informar à central de monitoramento. 

Já em portas e janelas, é indicada a instalação de sensores magnéticos. Assim, o alarme irá disparar em caso de alguém forçar a entrada no local. 

Precisa de um projeto para segurança patrimonial do seu condomínio? Conte com a Radcom

Se você procura por soluções de segurança eletrônica para aumentar a segurança do seu condomínio, conte com a expertise da Radcom Alarmes. Oferecemos a instalação de cercas elétricas, sensores infravermelhos ativos (IVAs), sensores de movimento (IVPs) e sensores magnéticos para entregar um projeto completo. 

Além disso, você pode contar com outros projetos para segurança de condomínios, como portaria inteligente, videomonitoramento e outras soluções de segurança eletrônica. 

Para saber mais, mande uma mensagem pelo WhatsApp ou aqui no site.

Conheça a Radcom

A Radcom Alarmes possui 30 anos de experiência em segurança eletrônica, oferecendo serviços como monitoramento e controle de acesso (portaria remota). Sempre aplicamos soluções sob medida para atender as necessidades de cada condomínio.

Nossos serviços têm como objetivo reduzir os custos do condomínio relacionados à segurança, trazendo a segurança eletrônica como solução de economia e proteção.

Com a Radcom Alarmes, você encontra exatamente o que seu condomínio precisa e o que seus condôminos esperam. Portaria Inteligente, Serviço de Monitoramento e tudo o que for necessário para garantir a segurança patrimonial do local.

Oferecemos os melhores projetos de segurança patrimonial de São Paulo e região. Conte com as melhores tecnologias do mercado, como o reconhecimento facial e de imagem. Além disso, oferecemos aplicativos exclusivos para condôminos, síndicos e administradores. 

Como diferencial, temos aplicativos próprios para acesso dos nossos clientes à portaria remota, através do QR CODE, sistema de alarmes e sistema de imagens. São eles:

  • RAD App – aplicativo líder no mercado de segurança eletrônica;
  • RAD Cond – projetado especificamente para segurança de condomínio residencial;
  • RAD Viewer – visualização de câmeras e automação.

Além disso, todo projeto criado pelos especialistas da Radcom Alarmes é feito sob medida para cada cliente, com instalações estratégicas e os melhores equipamentos de segurança. Não importa qual seja o segmento, pode ser condomínios residenciais ou comerciais, verticais ou horizontais, empresas, comércios ou residências; a Radcom Alarmes pode criar um projeto sob medida com as melhores soluções.

A Radcom Alarmes é sócia fundadora da ALAS (Associação latino-americana de segurança), da qual também possui sua Certificação.


A Radcom Alarmes é uma empresa que oferece serviços relacionados à segurança eletrônica, como portaria inteligente e circuito de monitoramento de alarmes e CFTV. Atendemos as zonas leste e sul de São Paulo e cidades da Baixada Santista, como Santos, Bertioga e Guarujá.

Faça sua Cotação Online

Conteúdos Exclusivos

Fale pelo Whatsapp