empresa de segurança condominial

Quem quer segurança condominial conta com esses itens

12 de novembro de 2021

A segurança que os condomínios podem proporcionar aos seus moradores é o principal motivo que leva as pessoas a escolherem prédios e não casas para morar. No entanto, as soluções para a segurança mudam a todo momento e os condôminos precisam ficar de olho para que o condomínio acompanhe as novidades. Os moradores mais velhos costumam ser os mais resistentes na hora de fazer mudanças, principalmente quando se trata de mudar medidas convencionais para a segurança eletrônica. No entanto, a segurança condominial é otimizada, bem como os custos para o condomínio, quando a segurança eletrônica é o carro chefe do local. 

Um estudo aponta que, em média, 70% dos porteiros dormem no turno da noite. Mesmo assim, os condôminos  costumam se opor a sistemas mais tecnológicos e seguros, como a portaria remota. Na maioria das vezes isso ocorre por falta de conhecimento, afinal, não deixa de ser uma novidade trocar o porteiro por um equipamento automatizado de controle de acesso e uma equipe remota, por exemplo.

70% dos porteiros dormem no turno da noite

Por isso, separamos 6 itens que uma empresa de segurança condominial pode oferecer quando se trata de solução completa para segurança em condomínio. Continue a leitura e confira.

Se preferir, clique direto no link

CFTV

Monitoramento 24h

Cercas elétricas e proteção perimetral

Aplicativos para monitoramento

Apoio tático

Portaria inteligente

CFTV

empresa de segurança condominial

O circuito CFTV (Circuito fechado de condomínio) é um conjunto de câmeras instalado em locais estratégicos do condomínio, principalmente nas entradas e garagem do prédio. Assim, as imagens coletadas são transmitidas em uma central de monitoramento.

Aqui, o ideal é que a central fique fora do condomínio, o que acontece quando seu condomínio contrata uma empresa de segurança condominial. Atualmente, já é possível que as imagens sejam transmitidas e acessadas por meio dos aplicativos de segurança (falaremos dele mais adiante). 

O circuito CFTV pode ser utilizado em condomínios de todos os tamanhos e é uma solução excelente para inibir infrações de roubo, furto e invasões. No entanto, ainda que aconteça, é possível identificar o suspeito.

Monitoramento 24h

empresa de segurança condominial

O monitoramento 24h de condomínio é uma solução atrelada ao circuito CFTV. Isso porque o monitoramento pode ser feito tanto por imagens, por meio do CFTV, como por sensores. Os sensores são dispositivos que alertam quando há eventos suspeitos, como acesso à área restrita, forçar janelas e portas e até identificar incêndios por meio da fumaça ou temperatura.

Atualmente, há modelos de câmeras que já atuam com essa dupla função: registro de imagens e sensores por meio do reconhecimento de imagem e de temperatura. Essa tecnologia também pode ser utilizada no controle de acesso em uma solução de portaria inteligente.

Cercas elétricas e proteção perimetral

empresa de segurança condominial

As cercas elétricas são uma das opções de proteção perimetral e podem ser instaladas para potencializar a eficiência dos sensores. No entanto, o mais indicado é que a cerca elétrica não seja utilizada sozinha, mas que faça parte de um conjunto de soluções de segurança eletrônica para condomínio.

Além disso, na hora de instalar cercas elétricas no condomínio, conte com uma empresa de segurança condominial profissional, pois é necessário seguir leis municipais ou estaduais para a instalação. Dependendo do local, também é necessário que o prédio vizinho esteja de acordo com a instalação, uma vez que ele divide o muro, por exemplo. As regras que precisam ser seguidas são em relação à altura da cerca elétrica e à utilização de placas de avisos. 

Também é importante contar com um gerador simples para que a cerca continue funcionando mesmo em casos de falta de energia. 

Por outro lado, uma excelente opção para usar no lugar da cerca elétrica é o sensor infravermelho (IVA). Ele não influencia na estética do local, pois os aparelhos transmissor e receptor são muito muito discretos. Além disso, em locais que não é possível instalar a cerca elétrica devido às leis, o IVA é a única alternativa à altura.

Aplicativos para monitoramento

aplicativo para monitoramento

Como dissemos no início do texto, o circuito CFTV pode ser uma solução ainda mais acessível para os moradores por meio dos aplicativos para monitoramento pelo celular. Assim, além de poder contar com uma equipe monitorando o local, a administração do condomínio e os próprios moradores podem conferir imagens das câmeras em tempo real.

Para isso, a Radcom Alarmes conta com aplicativos exclusivos para quem conta com os nossos projetos e soluções de segurança eletrônica. Ao todo, são três aplicativos com soluções específicas e diversas funcionalidades para moradores e síndicos. São eles: 

1 – RAD App – aplicativo líder no mercado de segurança eletrônica

Com ele, você pode acompanhar tudo utilizando o seu smartphone. Você tem acesso às imagens das câmeras em tempo real. Também pode armar e desarmar alarmes de forma remota; bem como ter automação de portas, luzes e janelas. Além disso, tenha um relatório detalhado de eventos registrados pela central de monitoramento; abertura descomplicada de chamados técnicos; segunda via de boletos; notificações push no celular ou mesmo em smartwatches.

2 – RAD Cond – projetado especificamente para segurança de condomínio residencial

O aplicativo oferece mais de 30 funcionalidades, entre elas, podemos destacar:

  • controle de acesso inteligente, 
  • visualização 24h das câmeras em tempo real, 
  • botão de pânico, 
  • painel de avisos, 
  • recados e entrega de encomendas, 
  • controle de vagas para visitantes, 
  • envio e recebimento de mensagens do síndico, 
  • reservas de ambientes comunais, 
  • visualização do consumo de recursos como água e gás e muito mais.

3 – RAD Viewer – visualização de câmeras e automação.

Ele permite visualização 24h das imagens em tempo real, disponibilizando a verificação de até 8 câmeras simultaneamente e em diferentes resoluções de vídeo. Além disso, também conta com suporte a câmeras com captação de áudio, sensores de automação (e verificação do seus status), zoom em tempo real e rotação de vídeo para melhor visualização.

Apoio tático

Com a contratação do serviço de apoio tático 24, o condomínio conta com uma equipe motorizada no local diante de disparos de alarmes e eventos registrados no sistema. A central de monitoramento verifica essas situações e envia o apoio tático ao condomínio. 

Com isso, o principal objetivo é proteger a vida das pessoas presentes e, também, cuidar da integridade do condomínio e patrimônios.

Portaria inteligente

portaria inteligente

A portaria inteligente pode ser tanto a portaria remota como a portaria virtual. As principais diferenças entre a Portaria Inteligente Virtual e Remota é referente ao monitoramento e ao registro de informações, o que acaba influenciando a gestão do condomínio.

A Portaria Virtual substitui o profissional pelo controle do próprio condômino e ainda deixa o sistema vulnerável que, além da falta de registro e monitoramento, também pode falhar com a instabilidade da internet ou falta de energia. Outro ponto a ser pensado é que não existe um suporte como acontece na Portaria Remota. Então, o síndico precisa estar atento para identificar problemas e falhas nos equipamentos.

Já a Portaria Remota é controlada por agentes da central de monitoramento, à distância, que permite o acesso e entra em contato com o condômino, assim como o porteiro faria, mas de forma mais assertiva e segura. 

Com a Portaria Remota, além da assistência, os moradores contam com o monitoramento 24h por meio de um sistema integrado. Outro diferencial é a presença de uma eclusa, que impede o acesso de pessoas não autorizadas “pegando carona” com moradores. 

Sem esquecer, é claro, que se trata de um sistema  integrado com softwares e hardwares. Por isso, em caso de falha na energia ou oscilação de internet,o serviço não é comprometido, mantendo a segurança sem vulnerabilidade. Além disso, qualquer problema com os equipamentos, como falhas, também é identificado de forma imediata pela prestadora de serviço.

Desse modo, a portaria inteligente é uma solução para a segurança condominial que oferece opções no quesito funcionalidades. 

A importância de contar com segurança condominial completa e atual

Uma empresa de segurança condominial pode tornar o condomínio muito mais seguro, pois soma tecnologia às barreiras físicas do condomínio. Seja com cerca elétrica, portaria inteligente, CFTV, monitoramento 24h, apoio tático… e muitas outras soluções! O importante é ter em mente que cada projeto de segurança é único e, por isso, é indispensável contar com profissionais.

Assim, seu condomínio pode oferecer segurança completa para o seus condôminos, o que acaba valorizando o local também. 

A segurança condominial precisa contar com um tripé: segurança física, equipe especializada e conscientização dos moradores. E a segurança eletrônica é uma ferramenta que atua potencializando cada um desses itens. 

Radcom Alarmes: a empresa de segurança condominial que oferece solução completa para o seu condomínio

Se você chegou até aqui e ainda tem dúvidas ou não sabe por onde começar, não se preocupe, nós podemos te ajudar com isso!

A Radcom Alarmes atua nesse segmento desde 1980 e conta com profissionais igualmente experientes. Oferecemos serviços relacionados à segurança eletrônica, como portaria inteligente e circuito de monitoramento de alarmes e CFTV. Atendemos todo o Brasil, veja qual unidade está mais próxima de você!

Para saber mais, mande uma mensagem pelo WhatsApp ou aqui no site.


A Radcom Alarmes é uma empresa que oferece serviços relacionados à segurança eletrônica, como portaria virtual e vídeo monitoramento. Atendemos as zonas leste e sul de São Paulo e cidades da Baixada Santista, como Santos, Bertioga e Guarujá.

Faça sua Cotação Online

Conteúdos Exclusivos

Fale pelo Whatsapp