Segurança para condomínio: por que o reconhecimento de imagem é a melhor opção?

27 de abril de 2021

Não é novidade que a tecnologia de reconhecimento de imagem chegou para cair nas graças de todos. Para nós, que criamos projetos de segurança para condomínio, é ótimo contar com uma tecnologia tão eficiente e completa. Para os administradores dos condomínios é ótimo contar com equipamentos completos, funcionais e que ainda parecem ter saído de um filme de ficção científica! 

Uma tecnologia desse tipo oferece segurança completa, como controle de acesso condominial, circuito de monitoramento e até portaria inteligente. Isso, além da proteção pessoal e do patrimônio, também agrega valorização ao imóvel. 

Mas como essa tecnologia pode ser utilizada na prática para a segurança em condomínio? Diversos tipos de equipamentos contam com esse recurso e, incluídos em um projeto de segurança sob medida, o reconhecimento de imagem faz total diferença em diversos pontos. Para saber como, acompanhe o texto.

Se preferir, clique direto no tópico

Como funciona o reconhecimento facial?

Controle de acesso

Circuito de monitoramento 

Alarme de invasão

Quais os benefícios do reconhecimento facial

Como funciona o reconhecimento facial?

O reconhecimento facial é um tipo de biometria. Assim como é feita a leitura da digital, também é feita a leitura da face. Dessa forma, o equipamento compara as imagens que foram previamente cadastradas no banco de dados com a imagem que está sendo capturada em tempo real.

Isso é possível porque a inteligência artificial presente na câmera analisa detalhes específicos do rosto, que torna cada face única. Como:

  • Distância entre os olhos;
  • Comprimento do nariz;
  • Tamanho do queixo;
  • Formato da mandíbula.

No entanto, o reconhecimento de imagem pode ser usado de várias formas e não apenas como o controle de acesso facial. No exemplo, falamos sobre comparar o rosto  com imagens previamente cadastradas. No entanto, também é possível usar a tecnologia como sensor de presença, de forma muito mais precisa do que os aparelhos que detectam apenas o movimento. 

Saiba mais sobre as funcionalidades nos tópicos a seguir. 

Controle de acesso

Essa é a função que se tornou mais conhecida, o controle de acesso. A pessoa passa pela câmera e ela detecta se seu rosto está cadastrado, liberando ou não o acesso. Pode ser utilizada em condomínios residenciais e comerciais, substituindo o uso de cartões, tags, biometria digital e senhas. Inclusive, essa função se tornou tão acessível que vem presente até em aparelhos celulares.

Todas as pessoas podem ter seu acesso liberado através do reconhecimento facial, como condôminos, funcionários e visitantes.

O tipo de condomínio determina o equipamento utilizado. Por exemplo, condomínios comerciais costumam associar o equipamento de reconhecimento facial com catracas para fazer o controle de acesso. Já condomínios residenciais podem associar a tecnologia a um projeto de Portaria Inteligente com a instalação de eclusas. 

 

1 – Pessoal

O controle de acesso pessoal usando o reconhecimento de imagem funciona como explicamos anteriormente. O equipamento compara a imagem em tempo real com imagens cadastradas no banco de dados do aparelho. Se houver cadastro prévio, o acesso é liberado. Caso contrário, a pessoa é impedida de entrar.

Nesse caso, é importante contar com equipamentos de última geração. Eles contam com tecnologia 3D na hora de analisar a imagem em tempo real, além de outros recursos de segurança aperfeiçoados. Isso impede, por exemplo, que alguém tente burlar o sistema utilizando uma foto. 

Na prática,o projeto vai depender das necessidades de cada condomínio e dos serviços contemplados. Se há serviço de monitoramento, portaria inteligente, porteiro, entre outros.

Em condomínios comerciais, é comum as pessoas fazerem um cadastro temporário e receberem um cartão. Nesse caso, é possível substituir o cartão pelo acesso facial. Isso ainda evitaria a perda de cartões.

2 – Garagem

A garagem também pode ser beneficiada com a tecnologia de reconhecimento de imagem. As câmeras fazem o reconhecimento da placa dos veículos, também liberando ou não o acesso. 

Essa função também serve para condomínios comerciais e residenciais. Aliás, a câmera com reconhecimento de placa ajuda até a administrar as vagas na garagem. Situação que costuma gerar atrito entre moradores.

Circuito de monitoramento

O reconhecimento de imagem também pode ser usado para compor um circuito de monitoramento, permitindo a detecção de invasores. 

É possível incluir essa função em eclusas, por exemplo. Se alguém não cadastrado tentar acessar o local, um alarme dispara informando a central de monitoramento, em caso de haver portaria inteligente no local. Inclusive, o equipamento também consegue identificar a quantidade de corpos dentro da eclusa, em caso de tentativa de esconder o rosto. 

Já quando há portaria presencial, o porteiro pode fazer o cadastro da pessoa na hora, se for o caso. De qualquer forma, essa é uma solução que proporciona tranquilidade para todos, evitando a entrada de pessoas que se aproveitam do momento em que moradores estão entrando. Da mesma forma, também previne os condôminos de passarem por arrastão. 

Alarme de invasão

Além do controle de eclusas, o circuito de monitoramento pode ser utilizado para locais abertos. Nesse caso, o reconhecimento facial consegue identificar invasões de pessoas que podem pular o muro ou mesmo controlar o acesso a determinado local do prédio, que pode ser uma área restrita. 

Atualmente, existem equipamentos que conseguem diferenciar a presença de pessoas de outros objetos ou animais. É nesse ponto que a câmera se diferencia dos alarmes de movimento. Esse tipo de alarme pode ser acionado com o vento, presença de folhas, animais e até mesmo a trepidação do próprio equipamento. Já uma câmera com tecnologia de reconhecimento de imagem acaba com essas ocorrências de alarme falso.

Quais os benefícios do reconhecimento facial

O reconhecimento facial e a tecnologia de reconhecimento de imagem como um todo é o que há de mais moderno, dentro das tecnologias acessíveis, para a segurança eletrônica de condomínios residenciais e comerciais.

E os benefícios não decorrem apenas por se tratar de uma novidade. O reconhecimento facial é, na verdade, a opção mais segura para controle de acesso e monitoramento. Com o passar do tempo, as tecnologias ficam defasadas porque os infratores descobrem meios de burlar.

Isso é o que aconteceu com o controle de acesso por senhas, por exemplo. Atualmente, senhas são utilizadas apenas em ambientes internos. Mesmo assim, dependendo da situação, ainda é melhor optar pela biometria digital em fechaduras inteligentes, por exemplo. Tudo vai depender do risco que o local corre.

Além disso, o reconhecimento facial é um método muito mais rápido de controle de acesso, pois os equipamentos podem fazer o reconhecimento antes mesmo que a pessoa precise parar em frente a câmera. Em locais com grande fluxo de pessoas, essa é uma excelente opção.

Outro ponto a ser pensado é a necessidade do toque no aparelho. Considerando o momento da pandemia, é o formato mais seguro, pois não é necessário encostar no aparelho. Por isso, inclusive, muitos condomínios resolveram migrar seus antigos equipamentos para um controle de acesso facial.

Mas, além dessa situação pontual, uma vez que menos pessoas precisam manipular o aparelho, sua durabilidade tende a se estender consideravelmente. 

Confira um resumo dos benefícios:

  • Facilidade para os condôminos ou frequentadores, que não precisam se preocupar com objetos, como tags e cartões.
  • Mais higiênico, pois dispensa o contato com a superfície do dispositivo;
  • Segurança preventiva devido a opção de alarmes.

Segurança para Condomínio é na RADCOM Alarmes

Todo o tipo de condomínio pode contar com a tecnologia de reconhecimento facial. Para isso, escolha uma empresa que desenvolva projetos sob medida. 

Aqui na Radcom Alarmes, você encontra exatamente o que seu condomínio precisa. Portaria Inteligente, Serviço de Monitoramento e tudo o que for necessário para garantir a segurança do seu condomínio.

Para saber mais, entre em contato:

Conheça as nossas soluções para tornar seu condomínio mais seguro. Mande uma mensagem pelo WhatsApp ou nos envie uma mensagem aqui no site.

Conheça a Radcom

A Radcom Alarmes possui 30 anos de experiência em segurança eletrônica, oferecendo serviços como monitoramento e controle de acesso (portaria remota). Sempre aplicamos soluções sob medida para atender as necessidades de cada condomínio.

Nossos serviços têm como objetivo reduzir os custos do condomínio relacionados à segurança, trazendo a segurança eletrônica como solução de economia e proteção.

Como diferencial, temos aplicativos próprios para acesso dos nossos clientes à portaria remota, através do QR CODE, sistema de alarmes e sistema de imagens. São eles:

  • RAD App – aplicativo líder no mercado de segurança eletrônica;
  • RAD Cond – projetado especificamente para segurança de condomínio residencial;
  • RAD Viewer – visualização de câmeras e automação.

Além disso, todo projeto criado pelos especialistas da Radcom Alarmes é feito sob medida para cada cliente, com instalações estratégicas e os melhores equipamentos de segurança. Não importa qual seja o segmento, pode ser condomínios residenciais ou comerciais, verticais ou horizontais, empresas, comércios ou residências; a Radcom Alarmes pode criar um projeto sob medida com as melhores soluções.

A Radcom Alarmes é sócia fundadora da ALAS (Associação latino-americana de segurança), da qual também possui sua Certificação.


A Radcom Alarmes é uma empresa que oferece serviços relacionados à segurança eletrônica, como portaria inteligente e circuito de monitoramento de alarmes e CFTV. Atendemos as zonas leste e sul de São Paulo e cidades da Baixada Santista, como Santos, Bertioga e Guarujá.

Faça sua Cotação Online

Conteúdos Exclusivos

Fale pelo Whatsapp